ENTREGAR ou não? Eis a questão.

Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre

Em nosso espírito sofrer pedras e setas

Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,

Ou insurgir-nos contra um mar de provações

E em luta pôr-lhes fim? Morrer… dormir: não mais.

 

(William Shakespeare)

Acompanhando os tweets e muitos comentários feitos em colunas sobre o assunto, verifiquei que diversas vezes as pessoas culminam em questionamentos, tais como:

– Entregar é ético? Entregar é coisa do Futebol? Entregar vai prejudicar o SPFC? Entregar vai prejudicar a Libertadores? Porque devo pedir para os jogadores entregar? O SPFC vai mesmo entregar se eu votar por esta opção?????

E tantas outras indagações, que aos poucos vão surgindo como base de argumentos para um voto positivo ou negativo sobre a questão. Então como dizem, vamos por partes, igual ao Jack o Stripador:

 

PRIMEIRA: O que é ética?

Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, à segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter.

A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos à palavra Ética.

Agora eu pergunto existe realmente ética no futebol??? É Ética os exemplos que temos, como a “máfia dos apitos”, malas coloridas, ora é branca, ora é preta, suborno, manobras sujas para a exclusão do Morumbi da Copa 2014??

Por isso eu pergunto novamente: Ética no futebol é isso??? Se for muito, mas, muito obrigada!!!

SEGUNDA: O que é Futebol?

O futebol, (do inglês association football ou simplesmente football) é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores, cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas.

 

É considerado o esporte mais popular do mundo, é jogado num campo retangular gramado, com um gol em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário, ação que se denomina gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

Por futebol, acredito que seja melhor ressaltar exemplos da área, como Raí (ídolo eterno), Garrincha (meu pai é loco por ele), Diamante Negro Leônidas da Silva (brilhou no SPFC, na melhor explicação de “Tuas glórias vem do passado”), Ronaldinho Gaúcho (dribles, passes, ginga de moleque), ROGÉRIO CENI (mito tricolor), Diego Forlán (orquestrou a seleção uruguaia na copa/2010, o melhor da competição), “Dios” Lugano (além de competente na profissão demonstra garra, raça, amor, honrando a camisa que veste / Aproveitando: VOLTA LUGANO), Alex Silva (monstro da zaga tricolor), Hernanes (futebol arte, com garra, meu ídolo jovem do tricolor).

Entre tantos outros que servem de bom exemplo e, com atitude e competência explicam com maestria e em grandes lances o que é o futebol.

TERCEIRA: Prejudica o SPFC?

QUARTA: Prejudica a Libertadores?

Senhores, não vejo nenhuma forma do ENTREGA, prejudicar o MAIOR DO MUNDO, se a “doce derrota” em 2009, não trouxe punições ao ‘sccp’, não vejo porque isso nos traria alguma punição, afinal o STJD é um só, ou não?!!!

Quanto a libertadores, senhores mais uma vez eu chamo a ATENÇÃO, o G-4 é quase o ditado popular “esperança de pobre nunca morre” (destaque nosso), pois este não existe de fato, o que temos de concreto é o G-3 (+ Inter e Santos), a 4ª vaga só existira se não houver campeão brasileiro na Sul-Americana (alguém dúvida deste feito?!).

E ainda, se vier a se concretizar o G-4, vamos conseguir classificar? Estamos com 51 pontos, a três rodadas de encerrar o campeonato, vamos conseguir classificar???

E digo mais, “se” for para a Libertadores o time será renovado? Teremos condições de brigar por bons resultado? O SPFC, será competitivo, ou apresentará o futebol “café com leite” que apresentou no brasileirão deste ano??

Somos sim, o MAIOR DO MUNDO, perseguido e invejado por todos, afinal 6 Brasileirão (ÚNICO Hexacampeão), sendo 3 consecutivos (fato inédito, o q nos torna TRI-HEXACAMPEÃO!), 3 Libertadores, 3 Mundiais, já denominado por diversos narradores como o “Campeão do Mundo”, títulos importantes e que realmente importam ao torcedor São Paulino.

Sou daquelas São Paulinas que fico triste até quando o Rogério Ceni perde no par ou impar para definir o campo/a bola; não suporto a idéia de perder, mas também não admito a desculpa dos perdedores, onde “o importante é participar”, muito pelo contrario o IMPORTANTE é GANHAR, é lutar pela pontuação, lutar pela vitória, por isso defendo a reformulação da Equipe para 2011, onde precisamos apresentar uma equipe competitiva e capaz.

QUINTA: Porque devo pedir para os jogadores entregar?

SEXTA: O SPFC vai mesmo entregar se eu votar por esta opção?

O Torcedor São Paulino, inteligente que é, sabe que não é obrigado a apoiar e, nem tem o DEVER, de pedir para que os jogadores ENTREGUEM. Mas, também por ser inteligente sabe que vivemos em um país onde “ainda” existe liberdade de expressão e, por isso a Nação Soberana pode fazer, opinar e votar no que julgar melhor, exatamente por isso o Título do artigo: ENTREGAR ou não? Eis a questão.

E, obviamente esta é uma manifestação de parte da torcida, nada obriga os jogadores a acatar o pedido. E, mais, os torcedores São Paulinos são todos iguais, ninguém é melhor ou pior, mais são paulino ou menos, por ser a favor ou contra o ENTREGA.

EM POUCAS PALAVRAS, SÃO TODOS LIVRES PARA DEFENDER SUAS PRÓPRIAS IDÉIAS.

Muitos questionamentos ainda irão surgir senhoras e senhores, e isto é bom, pois “o que move o mundo não são as respostas e, sim as perguntas!”. Discutir estes questionamentos são de suma importância, mas não vou deixar de dar minha singela opinião, se é que já não a deixei nestas linhas. Então de uma forma mais direta, vamos a ela:

Como vários torcedores, não gostei da manifestação do ENTREGA quando iniciou, julguei até dizer que com está atitude nos igualaríamos aos que descadaradamente protagonizaram a “doce derrota” de 2009, pensei enlouquecidamentre na vaga da Libertadores 2011, pensei, pensei, pensei e,…

Fazendo uso da frase destacada nesta semana pelo meu amigo twiteiro ‘Carlos Port’ (SPFC Digital), “quem com ferro fere, com ferro será ferido!”.

 

Não se trata de vingança, pois “a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena”, como dizia o Chaves, é simples só defendo que devemos dar a eles (sccp) a oportunidade de provar do próprio veneno, para constatar que em nada é “doce a derrota”, vamos mostrar a eles que o mundo gira meu amigo, em 2009 eles foram o caçador, hoje 2010, serão a caça.

Como dizem na F-1, os retardatários devem dar passagem aos que disputam o título… Fica a dica!!!

Saudações Tricolores!!!

Adriana Roa

http://twitter.com/drikaroa

Anúncios

24 respostas em “ENTREGAR ou não? Eis a questão.

    • Adna

      Flor, obrigado pelo comentário sobre o texto…
      É super importante o apoio da galera…

      E, vamos que vamo…

      #EntregaSPFC

      Saudações Soberanas!!!

  1. Entregar… não entregar, respeito a opinião de cada um, mas o que me entristece é ver depois de 5 anos cujo fim de ano era brigar por títulos, seja o Mundial seja o Brasileiro, uma “briga” de opiniões se o São Paulo deve perder ou não um jogo pra prejudicar o rival. Isso só é reflexo de uma má administração, erros que foram cruciais no ano passado e muito mais nesse. Mais do que ganhar ou perder esse jogo, quero ver um time já pro ano que vem ser diferente e com títulos inéditos a nós.

    Parabéns pelo texto, pela intertextualidade, gostei muito!

    Beijos,
    @Dri_rb

    • Dri…

      Certamente!!!
      Flor, concordo contigo, a questão deveria ser outra.
      Porém, como não foram feitas as mudança necessárias no anos passado, hj amargamos esta situação. E, como vc torço enlouquecidamente para que sejam feitas alterações URGENTE tanto no elenco de campo, quanto na diretoria do SPFC!!

      Saudações Soberanas

  2. É isso aeeee Dri.., Bora entregar o jogo, independentemente d qual situação se encontra o time ou nw. Afinal “pau q bate em Chico, bate em Franciso” hahaha

  3. Discordo!
    Isso é ser mais torcedor contrário do gambá do que sãopaulino.
    Isso é raiva transvestida. Se o SP estivesse afim de moralizar e tirar o campeonato do Corinthians, vencia ao menos um jogo. Agora, tomou duas surras e vem com moralidade e equilíbrio? GANHA DO GAMBÁ!
    E quem é o SP pra falar em moralidade ou ética? O time mais odiado do país que vive aliciando jogadores? Agora quer ser o paladino da justiça? Pq perdeu os dois jogos do Corinthians? E ser ético é entregar um jogo? Em quais valores isso se enquadra?

    Na boa, ao menos sejam honestos e assumam que a idéia é só não ver o corinthians campeão. Pq o resto é mentira e máscara.

    O dia que eu tiver que aceitar ou gostar da idéia de ver meu time perder pra atingir um rival, não serei torcedor do SP, serei anti-rivais.

    E se perder é a solução, algo está muito errado!

    Não sou rídiculo ao ponto de me sentir orgulhoso se o SP entregar o jogo. Não é pq meu vizinho é safado que serei também.

    • Jeferson!!!
      Me orgulho de fazer da Família Tricolor, e me orgulho mais ainda de saber que os torcedores São Paulinos, são inteligentes o suficiente para expor suas idéias, suas critícas e etc +++.
      Li seu coment’s, respeito sua posição, afinal, “ainda” vivemos em uma democrácia onde cada um tem o DIREITO de expor suas idéias, de forma livre!!!
      Quanto à assumir, as derrotas..
      ASSUMO, este ano não tivemos um time competitivo ao ponto de ganhar um clássico do sccp, e ainda mais, não tivemos um elenco comprometido com a vitória, tanto q caímos feio na Libertadores e, no Brasileirão fizemos parte da Turma do ‘café com leite’…
      Quanto à assumir, o sentimento que motiva o EntregaSPFC…
      São vários, NÃO QUERO VER O sccp SER CAMPEÃO, depois de tantas ‘maracutaias’ feitas, depois de tantas sujeiras jogadas sobre o Morumbi, não quero vê-los dizer que no centenada, digo, centenário, alcançaram um título de tamanha expressão…
      Assumo, assumo: NÃO QUERO VER O sccp CAMPEÃO…
      Pois assim como no passado eles nos furtaram o direito de erguer a taça, tbm quero ter o direito de me deleitar com a “doce derrota” deles…
      Grata, pelo seu comentário e, seja assim SEMPRE, SEMPRE emita sua opnião, afinal, vivemos em uma democrácia, e todos tem o direito de PEDIR, APOIAR e BUSCAR a realização de seus OBJETIVOS e CONVICÇÕES!

      Saudações Soberano!!!!

  4. Excelente texto e otima visão da situação, porém deste o começo me opus a entregar por um unico e simples motivo, somos o SPFC simplesmente o Melhor. Se o Fu tiver competencia e ganhar a derrota não será amarga. Mas prefiro ver jogadores como Lucas e Lucas Gaucho arrebentando com o Fluminense. Já se preparando para 2011.

    Mas a sua visão de situação e colocação das palavras estão perfeitas.

    • Eli,
      Obrigada pelo coments.
      Mudei minha opnião sobre o entrega, pensando em 2010 apenas.
      Agora, quanto 2011, logicamente, assino em baixo da sua sugestão,
      quero o time reformulado, com a garotada bombando…
      Quero uma equipe competitiva para 2011, um elenco vitorioso.

      Saudações Soberano!!!

  5. Mandou muito bem Dri… Parabéns. É isso aí, antes de qq coisa temos o direito a expressar as nossas opiniões. Respeito é bom e todo mundo gosta.

    Parabéns pela coluna 😉

    @reginaspfc

    • Regina!!!
      Flor, obrigada pelo coments…
      Vou puxar o saco, adoro sua coluna, rsrsrs…
      Defendo muita a liberdade de expressão, temo o direito de opinar, não é?!!!!
      Seja pelo entrega, ou contra ele, desde que na PAZ, rsrsrsr…
      Beijuuuu

      Saudações Soberana!!!

  6. Um dos melhores textos que li sobre o “entrega”. Sabe muito bem defender seu ponto de vista, e mesmo a democracia sendo uma utopia, todos devem respeitar a opinião do outro. Parabéns pela precisão, pela opinião e pela escrita. Virei fã! Beijos enormes, Dri. Sempre me avise sobre suas colunas, quero muito acompanhá-la!

    • Fêê, Tekilandoooo
      Obrigada pelo coments flor, saiba q sua opinião é muito importante pra mim….
      E, está é a bandeira, direito de manisfestar a opinião, seja ela qual for, desde que com sabedoria e sem violência…
      Bjo enorme

      Saudações Soberanas!!!

  7. De boa, Vamos relembrar o que aconteceu o Anoo passado, vei vc’s se lembram o que aconteceu no Jogo do FLA x COR? o Corinthians acabou entregando o jogo, e não se prejudicou em nada. Se eles entregaram, por que agente não pode entregar tbm?
    Eu continuo falando, “entrega!” se eles podem nos ferrar por que agente tbm não podemos ferrá-los?

  8. Adriana, parabéns pelo seu texto, principalmente no que és sincera e assume que o motivo é não querer ver o gambá campeão.
    Falta isso em todos que apoiam essa campanha, a qual julgo anti “patriota”.
    Se todos concordam que é uma vergonha o que fez o gambá, custo a entender o motivo de pedirem pro SP fazer o mesmo. Será que, com confusão psicológica e crise de paralelo amo/ódio, querem que o SPFC seja o SCCP?
    Sou tricolor das antigas, JAMAIS aceitaria meu time fazendo papel que cabe ao time da marginal s/n e NÃO respeito essa atitude de quem tem.
    Não vou usar as vestes da tal democracia pra cometer absurdos e achar que “meu direito de dizer o que bem entendo” está garantido. É ERRADO!
    Não devemos roubar pq a policianos prende. NÃO DEVEMOS ROUBAR PQ É ERRADO!

    Sem o mínimo de respeito, não aceito que alguem se julgue torcedor pedindo pro time entregar um jogo. IMAGINA??!! o SPFC ENTREGAR UM JOGO? pra que? pra prejudicar o gambá? INIMAGINAVEL!
    É muita dor de corno. “não posso tê-lo, meu vizinho também não vai ter”.

    Nos falta humildade pra ASSUMIR que nesse ano o corinthians foi, SIM, melhor que o SPFC.
    Roubalheira? Desculpe, não concordo.
    Pra mim, foi muito penalti em Ronaldo e nada de penalti em Thiago Ribeiro.
    Em 2005 foi roubado, nesse não será.
    Essa campanha serve pra desviar o foco. O SPFC perdeu as dyas do gambá. O tal Fluminense empatou em casa com um Goiás praticamente rebaixado.
    Em 2005, o Inter, do Sr. Muricy, tropeçou em um Coritiba, no jogo decisivo também.
    Pra mim esse tipo de choradeira é pra mascarar a incompetencia daqueles que deixaram de lutar com as armas legais e se rebaixam ao nível de um time sem alma.

    Mas, repito, dentre os que alimentam esse tipo de babaquisse, vc é a que respeito, pois tem coragem de assumir que o sentimento que move tudo isso é o ódio ao rival acima do orgulho tricolor.

    “Um jogador que se presta a fazer corpo mole em qualquer que seja a situação, vai fazer corpo mole em qualquer que seja a situação” – Lembremos disso quando a água for de encontro às nossas nádegas.

    • Jefferson
      Valeu pelo coments…
      Pra mim o sccp não pode ganhar nem no par ou ímpar, rsrsrsr….
      E ainda, concordo contigo…
      Nosso time este ano não foi melhor que o sccp, tanto que perdeu os dois confrontos como vc destacou e, mais não esta disputanto o título algum neste ano.
      Mas, discordo na questão de chamar a campanha de ‘babaquisse’, pois se trata de opiniões meu amigo e, é extremamente importante que elas sejam diferentes, para assim, ter-mos a possibilidade de discutir sobre o assunto.
      Concordo contigo, és contra PARABÉNS!!
      Contudo, os demais não são babacas por ser a favor, apenas tem opinião diferente da sua…
      Mas, adorei vc, tem verdade nas palavras, e principalmente é SPFC acima de qualquer questão…

      Se possivel me adicione no twitter (@drikaroa) será uma honra manter contato com vc.
      Saudações Soberanas!!!

  9. Não quero ver o corinthians campeão, por isso vou torcer muito por uma vitória do FLU amanhã… já chega de ajudá-los!!! #Docevingança

    E viva o São Paulo FC!!!

    @lucianacmonte

  10. Adriana, obrigado pela consideração. Repito, dentre as pessoas que falaram sobre isso, vc é a que respeito por sua transparência.

    Quanto aos outros, continuo não tendo respeito. Pra mim é uma irresponsabilidade sem tamanho, sem falar que é uma demonstração de que o ódio ao adversário supera o amor ao time.
    Irresponsábilidade pelo fato de muitos, assim como eu, estiveram ontem no estádio torcendo pelo time que amamos. Somos palhaços?
    Em qual mundo essas pessoas vivem? O futebol por emoção apenas? Jogador é profissional! Quem garante que amanhã um Lucas Gaúcho não está no Corinthians? Vc faria corpo mole em sua profissão, Adriana? Por qualquer que seja o motivo? Quem responde SIM, já me mostra parte do caráter.
    Qualquer resultado negativo ontem geraria dúvidas pra toda a imprensa. Ai a torcida do SP, que adora dizer que o SP é perseguido pela imprensa, alimenta uma possivel maracutaia. Isso é torcedor?
    Se o Lucas Gaúcho faz aquele gol de cabeça e o SP vence o jogo por 2×1, o que muitos animais diriam do jovem garoto? Isso é ser torcedor?
    Expor um mito como Rogério Ceni a perguntas como “e ai, tem um gosto especial essa derrota? a torcida pediu isso!”. Isso é ser torcedor?
    Ai me falam de moralidade. Ótimo! Entrega pro Fluminense, o time que subiu da terceirona na mão larga…isso é moralidade?
    Essas pessoas e esse site que criaram a campanha pra entregar ficaram com uma péssima imagem dentro do clube, posso lhe garantir. Aliás, só reforçaram a que já tinham.
    Quanto ao twitter, não tenho um pessoal, apenas utilizo o da minha empresa. Mas é um prazer interagir com alguem que entende o que digo.
    Abraços

    • Jeferson
      Olá meu querido!!!
      A correria do trabalho me impediu de responder antes, Minhas Sinceras Desculpas!!
      Entendo tudo o que vc escreve em seu coments, concordo com a sua opinião, pois vc tem o direito de expor suas idéias, como tbm defendo o direito dos que tem opinião contrária.
      O Entrega, para alguns tem só o sentimento mediocre de atrapalhar um rival, mas, para outros, tem sim, aquela vontade de se fazer vingado pela “doce derrota protagonizada em 2009”, tem a vontade de se fazer jusitça com os próprio pés.
      Em nenhum momento houve a intenção de fazer os torcedores q foram a Arena Barueri de ‘palhaços’, simplesmente é uma questão de escolha, não quero aki fazer vc mudar a sua opinião, por isso a respeito…
      Contudo, defendo o direito dos demais (a favores do Entrega) de tbm ter a mesma liberdade que vc, de expor suas opiniões, de levantar sua bandeira.
      Qto ao RC, ele é um MITO, uma LENDA VIVA, esta goleada só ñ foi pior pq ele estava em campo, e como sofri com a dor dEle, ao ser indagado pelo resultado, contudo o sofrimento foi maior pq este resultado é simplesmente um reflexo do ano PÉSSIMO feito pelo SPFC.
      Qto a moralidade, defendi a justiça ao nosso clube, o direito de nós (q já ñ disputavamos NADA) fazer o rival provar do próprio veneno, pouco me importa o Fluminense, na minha singela opinião é um time ruim, com um bom atacante (Conca), somente isso, pq se ñ fosse eles poderia ser qualquer outro (adoraria q fosse o Vitória).
      Quanto a imagem ‘péssima’, dos torcedores q assim como eu apoiaram o entrega, ñ acredito, afinal amigos q começaram essa campanha estão tendo um escelento acesso ao clube e seus dirigentes.
      A campanha não é baderna, meu caro, a campanha foi feita com argumentos, defendida por inúmeros, com coerência e paixão.
      Mas, fik por aqui…
      O meu MUITO OBRIGADO pela participação.
      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s