A ARTE DO IMPROVISO

Olá nação soberana!

Decidi escrever esse texto depois do jogo contra o Botafogo-SP. Porém, as discussões no twitter e nos blogs aguçaram ainda mais a coluna de hoje!

Fico pasmo ao assistir os jogos do Maior do Mundo. Os jogadores entram em campo e nós temos dificuldades pra entender nossa formação tática. Minha única certeza é que o Rogério Ceni é o goleiro! De resto, o zagueiro pode ser o lateral, o lateral pode ser o meia, o meia é volante, o volante é lateral e o atacante é meia. Todo mundo ataca e ninguém defende, depois todo mundo defende e ninguém ataca. Às vezes penso que o São Paulo está lançando a formação tática da laranja mecânica, só que o carrossel gira ao contrário, sem posição definida mesmo entre os jogadores. Na verdade, temos um conjunto de falhas no time, entre jogadores, comissão técnica e direção.

Nosso "Lateral" Jean

Metade do elenco não tem competência para vestir a camisa do São Paulo! Mas eles foram contratados e têm que jogar, a culpa não é deles. Eles são culpados quando não entendem o esquema tático ou quando o ignoram, como o Fernandinho e Marlos que não tocam a bola, o Ilsinho que não marca, o Rodrigo Souto que se antecipa na hora errada ou o Cleber Santana que nem sabe o que faz em campo. Esses jogadores são no máximo, para serem reservas no São Paulo, exceto o Ilsinho que é bom jogador, mas está inconstante e, com a presença do Rivaldo, ele precisa ajudar mais na marcação. Os Paraíbas também não podem atuar como atuam. O mais velho é participativo, mas não será o Marcelinho de antes, enquanto o mais novo não consegue criar ou desarmar jogadas, o que deveria ser sua função como um terceiro homem de meio campo.

PC Carpegiani tem um elenco limitado nas mãos, mas não aproveita as peças que têm. Por que o Lucas Gaucho não tem uma chance, nem de entrar no segundo tempo? Por que insiste tanto com o Fernandinho. Fernandão é um bom jogador, mas já não rende mais como antes. Por que ao tirar Juan, colocam o Fernandinho como ala? Cadê o Jr Cesar ou o Miranda? Quando os meninos da Sub-20 voltarem, o Casemiro vai ser banco do Rodrigo Souto? Tem situações que dá medo de imaginar. Por outro lado, nosso treinador deve olhar o time sem um centro avante e sem lateral direito e deve entrar em parafusos. Como pode um time da grandeza do Tricolor não ter essas duas peças fundamentais. Time que já teve Careca e Muller ou Luis Fabiano e França, não pode se contentar com um ataque com Fernandinho e Marlos. Já tivemos jogando juntos Vitor e Cafu e agora temos que agüentar o bom volante Jean, fazendo papel de lateral regular.

Acredito que estão olhando demais para a copa, para as eleições, para os adversários, para o próprio umbigo e deixando nosso time de lado. O Juvenal fez uma gestão muito boa e não devia estragar isso com o time ridículo do ano passado e que se molda esse ano. Ou ainda pior, com a tentativa de um terceiro mandato. Precisamos ter renovação com qualidade dentro e fora do campo. Que os meninos da base tenham chance, assim como o Rodolfo e o Edson Ramos, que o Carpegiani olhe melhor as peças que ele têm no elenco e que nosso jogadores tenham mais gana de jogar, por que ser jogador do São Paulo é a maior motivação que eles devem ter. Ou pode pegar a chuteira e pedir pra sair! E isso serve também pra você Juvenal!

Celso Santos

Siga-me no Twitter: @celso_santos_jr

Facebook.com/Santos.Celso

BOTAFOGO-SP 2 X 1 SÃO PAULO – CAMPEONATO PAULISTA 2011 (PAULISTÃO) – 06/02/2011

Anúncios

22 respostas em “A ARTE DO IMPROVISO

  1. É isso mesmo Celso, eles estão pensando em tudo menos no nosso amado SPFC, pra miim isso é um descaso e dos grandes onde já se viu um time como o nosso com um elenco quase sempre improvisado.

    Acorda Diretoriaa!!!!

  2. Celso.

    Vejo um bando dentro de campo, falta organização e falta vergonha na cara de outros que entram em campo! O minimo q o cara tem q fazer é acertar um passe, nem isso eles conseguem!

    Abraços!

  3. Sem comentários disse tudoooo seu lindooooo…

    Ngm sabe mais q posição jogar…aonde o SPFC vai parar desse jeitooo….

    Parabéns amoreeee

    Bjus

  4. “por que ser jogador do São Paulo é a maior motivação que eles devem ter”
    Falou tudo meu querido!

    Beijos!

  5. CONCORDO COM TODAS AS COLOCAÇÕES QUERIDO CELSO, NA VERDADE ESTAMOS COM UM ELENCO VARIADÍSSIMO E MTAS OPÇÕES POLIVALENTES,O QUE OBRIGA CARPEGIANI A ESTAR SEMPRE INOVANDO NAS POSIÇÕES DOS JOGADORES. ÓBVIO QUE ISSO TEM SEU ÔNUS, DIFICULDADE DE ENTROSAMENTO, O QUE VEM PREJUDICANDO MUITO NOSSO TRICOLOR, ALÉM DA FALTA DE GARRA E VONTADE ESBOÇADA PELA MAIORIA DOS JOGADORES. COMO DISSE,A MOLECADA DO SUB 20 VOLTANDO PASSAREMOS A VER UM TIME DIFERENTE. A EXPERIÊNCIA DE ROGÉRIO E RIVALDO ALIADAS À VONTADE E COMPETÊNCIA QUE NOSSOS MENINOS TÊM MOSTRADO VAI RESULTAR NUM SPFC NOVO, VITORIOSO E CHEIO DE CONQUISTAS. EU ACREDITO SEMPRE !!!
    EXCELENTE TEXTO !!!
    MIL BJOKAS
    MARY

  6. Gostei e concordo com o texto. Se por um lado me sinto orgulhoso de torcer para o soberano, por outro, fico preocupado em ver o que está acontecendo hoje em dia. Abre o olho Diretoria!

  7. Ficou ótimo o texto. Concordo com praticamente tudo, exceto com a parte que se refere ao Marlos. Acho que ele é um dos poucos que tem jogado com vontade ultimamente, embora não toque, vem jogando bem e se esforçando nas jogadas.
    Saudações Tricolores.

  8. Fala ai Celso,

    Cara gostei da parte onde vc diz que só sabemos que o RC é o goleiro, o resto não tem uma definição, concordo plenamente contigo.

    O PCC precisa arrumar a casa e colocar os jogadores cada um no seu devido lugar.

    Gde abraço!

    @Henrique_spfc12

  9. Pois é Celso concordo com vc do jeito que ta fica difícil. qdo não tem jogador improvisa pq não tem e qdo tem fica mudando de posição assim é dificil. quero ver qdo os meninos do sub-20 voltarem e o Edson entrar em forma, como o nosso tricolor via se comportar.
    parabéns pelo texto. bjs @maraspfc

  10. Concordo com tudo que você disse, Celso. Acho que o “culpado” disso no São Paulo é o Muricy, que improvisou (e muito bem) e ganhou o tri Brasileiro. E agora o Juvenal quer que o Carpegiani faça a mesma coisa, com um elenco bem inferior. Mas também acho que o Carpa poderia usar melhor o Lucas Gaúcho e tirar logo esse Fernandinho do time, que eu não consigo entender como algum dia ele foi titular do São Paulo.

  11. Concordo plenamente com você, essas improvisações no time só prejudicam, precisamos urgente de um lateral direito de verdade, é inconcebível termos o ilsinho e colocar ele de meia, ele tem que jogar na lateral e o jean de volante, e o marlos é meia não atacante, o lucas gaúcho a muito tempo merece chance, pois quando entrou fez gol e a função dele é essa o casemiro NUNCA pode ser reserva, tá jogando muito, como você disse os paraíbas não podem vestir a camisa do Soberano falta tudo pra eles, o time ideal pra mim seria: Rogério, Ilsinho, Alex Silva, Bruno Uvini (Rodolpho), Juan, Jean, Casemiro, Lucas, Rivaldo, Lucas Gaucho(William, Henrique) e Dagoberto, Marlos entra no segundo tempo!

  12. Falou e disse tudo!
    O time virou uma farofoada, daquelas agridoce!
    E como voce falou, tá na hora de renovação e começando lá de cima! Acho que Juvenal já “deu o que tinha que dar”.

    belo texto meu caro!

    beijus
    Ju

  13. Olá Celso

    Concordo com vc, estão tratando o SPFC como time pequeno, cheio de remendos, improvisando jogador… Tá na hora de renovar, o time precisa de mudanças….

    Vamo São Paulo!

    Beijos

  14. Celso…
    Concordo com suas palavras, tá dificil de assistir um jogo do SPFC e sentir-se satisfeito… O time não está organizado e os jogadores que estão sendo escalados, ou estão sem vontade nenhuma de jogar, ou não tem maturidade para entender que o futebol brilha a equipe e não o individualismo… Então realmente nós torcedores temos muito que rezar e pedir para que esse enorme problema seja resolvido, pois senão o final não será nem um pouco agradável para nós…
    Um beijo no seu coração.
    Mariza

  15. Celso

    Enfim, tudo já foi dito em sua coluna, que aliás está maravilhosa.
    O SPFC, tem um jogador com posição determinada como manda o figurino, e este atende pelo nome de ROGÉRIO CENI, nosso eterno goleiro, para muitos como eu ídolo…
    Eu ainda visualizo um segundo nome, com posição certa, ALEX SILVA, ele é realmente um excente zagueiro, a dúvida em relação a este é maior, quando pensamos q seu contrato está perto do fim, e o silêncio impera quanto a negociações…

    Sem mais, haja visto sua brilhante narratiuva dos fatos

    ACORDA SPFC

    Bjs

  16. “É tudo improviiiiiso, vamo improvisar!”
    Primeira coisa, acredito que o PCC precisa colocar cada um no seu lugar. Assim terá um esquema definido e os jogadores renderam mais. Parar de achar que porque o Muricy conseguiu improvisar Richarlyson, qualquer jogador vai se dar bem com isso também. Um centroavante também não é má ideia, não tem um com características de área, tem de fazer o básico e parar de inventar moda. O dia que tudo estiver organizado, um time definido, aí o futebol de cada um vai aparecer assim com as vitórias.

  17. É tudo improsivo mesmo!!!
    Pena que a arte de improvisar, por exemplo, dos humoristas, atores e afins, que neste caso é uma qualidade, não se aplica ao futebol do nosso tricolor. O improviso não é só de agora, e sim dos últimos anos, e como bem sabemos não tem dado certo, ou seja, a arte/qualidade, virou um defeito crônico.

    Espero sinceramente que isso mude, o quanto antes.

    Tudo de bom pra vc Celso, gostei do texto!!
    Beijos
    @lidi__

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s