DODÔ O ARTILHEIRO DOS GOLS BONITOS

Ricardo Lucas, mais conhecido como Dodô, nascido no dia 02 de Maio de 1974 em São Paulo.

Dodô foi revelado pelo Nacional-SP em 1992. Teve ainda uma rápida passagem pelo Fluminense entre 1994 e 1995 e Paraná Clube no ano de 1996, antes chegar ao São Paulo.

No tricolor paulista, Dodô formou ao lado do colombiano Aristizábal uma dupla de ataque perigosa. Dodô foi artilheiro do paulistão de 1997 com 19 gols e do Torneio Rio-São Paulo de 1998 com 5 gols.

Ajudou o São Paulo a consquistar o Estadual de 1998. No total  Dodô fez 94 gols pelo Tricolor Paulista.

Em 1997, o atacante chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira pelo técnico Zagallo cinco vezes, marcando 2 gols.

Deixou o tricolor paulista em 1999 e passou a defender o Santos até 2001. No segundo semestre daquele ano, foi contratado pelo Botafogo onde ajudou o alvinegro a escapar do rebaixamento no Brasileirão de 2001 e a fazer uma boa campanha no Torneio Rio-São Paulo de 2002.

Porém, o Botafogo encontrava-se em má fase financeira, e teve que dispensar vários jogadores para o Campeonato Brasileiro de 2002, onde o clube acabou rebaixado. Dodô acertou sua volta ao estado de São Paulo para atuar pelo Palmeiras. Contudo, naquele ano, não obstante as inúmeras contratações de impactos que o Verdão fez para o Campeonato Brasileiro, a equipe também acabou sendo rebaixada. Dodô pouco atuou naquela competição pois estava freqüentemente lesionado.

Já que o Palmeiras tentava ajustar-se para uma nova realidade, Dodô então resolveu ir para o futebol asiático. Jogou, entre 2003 e 2004, no Ulsan Hyundai da Coréia do Sul e, em 2005, no Oita Trinita do Japão. Enquanto estava na Ásia, Dodô deu diversas entrevistas declarando sua vontade de voltar para o Brasil, dizendo que gostaria de atuar novamente pelo Botafogo.

Retornou ao Brasil no segundo semestre de 2005 para defender o Goiás. Contudo, era reserva no time goiano. Este fato o fez acertar sua volta ao Botafogo no início de 2006. No Glorioso, Dodô ajudou a equipe a vencer a Taça Guanabara e o Carioca de 2006 sendo artilheiro da competição com 9 gols. No Brasileirão, Dodô era o artilheiro da competição com 9 gols quando decidiu transferir-se para o futebol árabe. O contrato do jogador com o clube carioca tinha uma cláusula que permitia sua saída sem qualquer tipo de ressarcimento caso houvesse uma proposta de um clube não-brasileiro.

Dodô foi defender o Al Ain dos Emirados Árabes Unidos, mas, em 2007, voltou para o Botafogo. Foi campeão da Taça Rio e vice-campeão do Campeonato Carioca.

No início de julho de 2007, o atacante foi pego no exame anti-doping por apresentar em sua urina a substância femproporex, que constava em uma cápsula de cafeína manipulada por uma farmácia, dada pelo departamento nutricional do clube. O atacante foi suspenso por 120 dias inicialmente, mas entrou com recurso e foi absolvido por não ter sido considerada a sua culpa. Após sua volta, Dodô marcou seu 300º gol na carreira profissional. No fim da temporada, faltando seis rodadas para acabar o Campeonato Brasileiro, Dodô anunciou que não renovaria seu contrato com o alvinegro carioca para 2008. Dodô recebeu a Chuteira de Ouro da Revista Placar pelo seu desempenho em 2007, sendo o principal goleador daquele ano no futebol brasileiro e o troféu de prata do Prêmio Craque do Brasileirão, por ter sido escolhido o segundo melhor centroavante do Campeonato Brasileiro.

Dodô deixou o Botafogo para jogar no Fluminense, onde foi seduzido por uma pouposa proposta salarial, pago pela patrocinadora Unimed. Concorrendo pela titularidade com Leandro Amaral e Washington, os chamados “três tenores“.

Poucos dias após se desligar do Fluminense, Dodô recebeu do Tribunal Arbitral do Esporte o resultado do processo sobre seu doping, resultando na sua suspensão por 2 anos. A sentença levou em conta parte do tempo do processo e, assim, o jogador só poderá voltar a atuar em 7 de novembro de 2009.

Após cumprir a suspensão, Dodô recebeu propostas de diversos clubes, porém muitos destes clubes desistiram de contrata-lo porque o atleta pediu um salário muito alto e após diminuir sua pedida salarial, em 16 de dezembro de 2009, Dodô acerta com o Vasco.

Depois da derrota do Vasco para o Guarani por 1 a 0 em São Januário, Dodô (que entrara no primeiro tempo, substituindo Élton, contundido) deixou como última lembrança sua descida para o vestiário, em silêncio, ouvindo gritos, vaias e ofensas. No dia 4 de junho, de comum acordo entre ambas as partes, Dodô rompeu seu compromisso com o clube. Foram 28 jogos e 11 gols marcados nesta volta aos gramados (curiosamente, nenhum deles marcado em São Januário, palco de seu último jogo com a camisa do Vasco).

E atualmente atua pela equipe da Portuguesa – time que iremos enfrentar no jogo de amanhã pela 8º rodada do Campeonato Paulista.

E vou confessar que sinto saudades da epoca que o Dodo vestia nosso manto sagrado.

Anúncios

22 respostas em “DODÔ O ARTILHEIRO DOS GOLS BONITOS

  1. Saudações tricolores sua linda!

    Muitas saudades mesmo do Dodô, grande goleador, espero que amanhã ele não jogue bem rsrsrs

    Beijosss

  2. Realmente. Dodo jogou demaiss… goleador…ajudou e muito o São Paulo, alias, por onde passou fez historia, deixou sua marca, fazendo gols bonitos…honrando a camisa.

    Otimo texto.
    Beeeeeijosss.
    @cibeleborrili

    • Verdade Cibele um pena ele ter sido suspenso no antdopping senão com certeza teria feito mto mais…
      Obrigada bjOos!!!

  3. Ah se ele fosse um pouquinho mais novo, ainda dava pra queimar muita lenha no SPFC, precisamos de um goleador nato atualmente, pq se depender de Dagol, Fernandão ou Fernandinho …num da ..rsrsrsr

    Mas nós ainda temos o L. Gaúcho e tbm o Willian José que vem fazendo um ótimo Sul-americano sub 20 marcando seus golzinhos 🙂

    Parabéns pelos seus textos …..são muito bons, Kelliane!

    • Obrigada Bruno, verdade os meninos que estão atuando na sub 20 estão dando um show não vejo a hora de te los jogando pelo SPFC.

      BjOos

  4. Parabéns pelo post, Kell!
    Nossa, faz tanto tempo que o Dodô jogou no SPFC que nem me lembrava que ele tinha feito tantos gols, até bateu a curiosidade aqui, a média de gols dele é maior até que o França que é o quarto maior artilheiro do clube. Às vezes a gente se lembra muito mais de caras como Luizão e Amoroso por causa dos títulos e esquece de um cara como ele, que apesar de não ter conquistado nada expressivo, foi um excelente jogador na sua época.

    Beijão

  5. Parabéns, ficou ótima a materia Kell!
    É muito bom relembrar os velhos tempos, ainda mais com grandes jogadores, sinto falta dessa epoca do SPFC. Quem sabe no futuro não apareca alguns Dodo’s pra deixar todos nós com a mesma alegria dessa epoca. 🙂

    Beijos!!!

  6. Ele foi um joogador muito importante para o Tricolor,fazia realmente a diferença no ataque, e como dizem por aí, ele tem o faro do gol.Pena que sua carreira não foi mais destacada, pois é uma pessoa de bom caráter.
    Parabéns pelo post, excelente como sempre.
    Beijo.

    • Obrigada Edu verdade o lance do dopping pesou bastante na carreira dele, onde estava no auge infelizmnte!!!

      BjOos

  7. Melhor que os atuas atacantes do São Paulo com toda certeza. Mas é apenas um bom atacante, nada além disso. Aliás, da mesma época me recordo do França. Por onde ele anda?! Poderiam fazer um especial dele também. Abs!

  8. Dodô é um daqueles nomes que passaram pelo SPFC e que dá aquela saudade quando se ouve. O cara cheira gol, e o gol é que faz a alegria da torcida.

    Muito ruim ver o cara hoje, jogando contra nosso ataque abstinente de gols e podendo decidir o clássico.

    Espero que não….

    Mesmo assim posso dizer que Dodô deixou saudades no SPFC.

    Saudações Tricolores

    Klebera

  9. Ótima coluna, sua linda e querida amiga. Dodô lembra mesmo bons tempos de SPFC. Queria outros goleadores estilo Dodô em nosso time. Mas quem sabe Lucas seja uma boa esperança.
    Mais uma vez, parabéns.

    Fabiano

  10. Artilheiro dos golaços graças ao fogão mais ele é um mercenario fudido poriço que ele ta nessa merda hoje,se ficase no fogão taria até na seleção hoje em dia!

    Dodô é um filho da pulta mercenarío!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s