O MÉRITO E O MONSTRO

Bom dia Soberanos!

Convivemos em um tempo onde nos agarramos facilmente ao que nos faz bem, nos conforta ou fortalece. Mesmo que seja em algo que, talvez, não tenha o tamanho ou intensidade que inicialmente transparece ser. Inicio assim minha coluna, pois ela é dedicada ao nosso grande zagueiro Alex Silva. E o título da coluna é um trocadilho com o título de uma música, mas que veio bem a calhar.

Foto divulgação

Alex Sandro Silva, vulgo Pirulito, é um excelente zagueiro, nível de seleção e que foi muito importante nas conquistas dos campeonatos brasileiros de 2006 e 2007, em sua primeira passagem e que ainda não conquistou nada nesta segunda passagem pelo São Paulo, mas que deverá ser ampliada com a compra de seus direitos federativos, conforme promessa do JJ.

Tenho acompanhado pelo twitter e pela mídia as manifestações e juras de amor do Alex pelo São Paulo Futebol Clube, além do imenso desejo de ficar. Sua raça e teu talento justificam o interesse pela sua compra e eu, modéstia parte, aprovo sua contratação em definitivo. O que eu não aprovo, é colocar o Alex na condição de ídolo em patamar igual ou próximo, por exemplo, ao de Rogério Ceni. Acredito na identificação e no amor do Alex para com o clube, só não sei (e nunca poderei julgar com certeza) se a intensidade desse amor faria com que ele não jogasse em outro clube do Brasil ou permanecesse 20 anos em nosso clube. Essa comparação pode ser absurda, mas serve para mostrar o que é a condição de um ídolo, um mito como Rogério Ceni e um jogador importante ao clube como o Alex Silva. Entre o abismo que separa Rogério Ceni, há outros personagens importantes como Raí ou Muricy Ramalho, por exemplo.

Outro fato que me chamou atenção foi o bate-boca desnecessário por twitter e as declarações públicas envolvendo também o jogador Valdívia. Dois excelentes jogadores, de seleção, não podem ficar dando mal

Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/PERSPECTIVA/AE

exemplo desta forma. Futebol é rivalidade, malandragem, catimba e isso todos nós apaixonados sabemos. Cabe aos jogadores experientes, principalmente ao Alex que é do setor defensivo, saber lidar com essa situação dentro de campo e não prejudicar o time da forma que fez. Prejudicou taticamente e numericamente. Mas principalmente, prejudicou psicologicamente, uma vez que um dos líderes da equipe se desestabiliza e perde a cabeça, desorienta outros, principalmente os mais novos de idade, como Casemiro e Lucas, ou de clube, como o Rhodolfo. Mas a pior situação é incitar a violência e provocar a ira de torcedores com declarações do tipo “Quem tem boca fala o q quer quero ver falar frente a frente . Torço p esse dia chegar”. isso foi lamentável! Não imagino o Raí ou o Rogério Ceni agindo desta forma. O Alex tem o direito de escrever o que quiser em seu twitter, mas deve ter noção da massa São Paulina que lê e pode levar isso a ferro e fogo, enquanto tenta escrever buscando justificativa e apoio da torcida. Se ele diz “Muitos estão me criticando. Pode me criticar sei lidar c isso”, aceite essa crítica de um são paulino que o admira muito e saiba lidar com as situações de campo também.

Alex, você tem mérito de vestir a camisa do Maior do Mundo e é um monstro de zagueiro. Mas poderia ter o mérito da vitória do clássico e não ter sido o monstro de mais esse episódio! Continuo lhe admirando, acreditando no teu potencial e não tendo dúvidas que dará muitos momentos de alegrias aos torcedores soberanos.

Um abraço à você e o espaço está aberto para se expressar.

Sigam @alex_silva03 e acompanhem http://alexzaga.com.br

Por Celso Santos

@Celso_Santos_jr

As opniões aqui contidas são de responsabilidade do autor e não é uma opinião do site.

Foto divulgação

Anúncios

22 respostas em “O MÉRITO E O MONSTRO

  1. Celsitooo

    Expressou de forma coerente sua opinião.. #MeuOrgulho
    Eu concordo contigo, quanto a falha do ALEX SILVA, realmente deixou o time na mão, vez que Miranda já tinha cartão amarelo, e ainda desestabilizou os demais, que já estavão com os nervos a flor da peloe..
    O Alex é um monstro, jogador de seleção, afinal por isso está no MAIOR DO MUNDO, é experiente mas teve uma atitude de pura inexperiência, afinal caiu no joguinho do adversário, nos deixando numericamente a menos, o que acredito que levou ao empate…
    Alex x Rogério: cada um tem seus méritos, suas glórias… O primeiro é importante ao clube, por ser raçudo, forte, tem identificação com o torcedor e ainda, é apaixonado pelo SPFC. o segundo é um M1TO, este fez a história do clube, e o clube fez a sua, não há como diferenciar Rogério Ceni do SPFC….
    O Pirulito, tem condições de escrever sua história no SPFC, com intensidade igual ou maior q a do Rogério só o tempo dirá…
    A mim o que resta, o que realmente importa, é a qualidade que ambos do seu jeito em particular podem oferecer ao clube…
    Quanto a incitar a violência, não acredito que as palavras do Alex sejam capaz de fazer isso, MAS levando-se em consideração que tem muitos com a violência aflorada, é melhor não abusar, não testar a sorte…

    “Quem é ícone de um clube, ícone de uma torcida, deve se furtar ao direito de ter estas atitudes!”

    Bjs
    @drikaroa

  2. Perfeito. Alex errou ao ser expulso e querer briga, mas tem merito e tenho certeza que vai reconhecer este erro!

  3. Cara.. com a compra do Alex Silva.. vejo ele como o nosso proximo capitão e simbolo quando RC parar..

    Compara-lo a x,y,z é besteira.. assim como não podemos comparar RC, Rai, Tele…

    Domingo ele teve responsabilidade sim… prejudicou a equipe, não esperava isso de um jogador tão experiente..
    Mas oq mais me chamou atenção foi ele não ter admitido a culpa..

    Ele continua com crédito, prova q ama o SPFC a cada dia.. Se vai se tornar o simbolo q disse no inicio do comentario? Só o tempo irá nos responder..

  4. Como eu sempre digo: quem realmente é, não precisa ficar lembrando aos outros toda a hora.
    Admiro o Alex, mas não concordo com a atitude dele no jogo de domingo, nem no campo e principalmente, fora dele.
    Já tem tanto torcedor desmiolado, pra que incitar ainda mais a violência?

  5. Concordo com vc Celso.
    Alex Silva deveria ter contido mais suas palavras uma vez que foram direcionadas a milhões de pessoas, via twitter, inclusive a massa tricolor. Desagradou a muitos que, sem duvida, são responsáveis pelo #ficaalexsilva.
    Se ele realmente quer continuar com o título de “o grande zagueiro tricolor”, deve pensar mais antes de falar ou agir.
    E, na minha opinião, Valdívia não é um cara que mereça atenção. Se tem alguém que admira aquele “mago” de araque é apenas a torcida do palmeiras. Perder tempo com ele é igualar-se a ele, e disso Alex Silva tá loooonge demais.

    Torcer para o SPFC vai além de ostentar títulos ou venerar jogadores. Mesmo pq torço para o SPFC antes dele ter conquiatado um mundial ou uma libertadores. Visto a camisa por amor e respeito. E é assim q se constroi um torcedor, um jogador, um ídolo e um título.
    Alex Silva, fica !! Mas fica calmo.

    Parabéns pela coluna Celso, acompanho sempre.

    Abraço e ….. VAI SÃO PAULOOOOOOOOO !!!!

    • Parabéns! Vc é um gênio da crônica esportiva. Ainda bem que é são paulino! Seu texto está impecável. concordo quando vc diz que o Alex Silva ñ está no patamar de Rogério Ceni e outros. mas acho que que le tem tudo para chegar lá. Pq já nos mostrou o principal, que é o amor ao São Paulo Futebol Clube. Além de ser um grande jogador.

  6. Legal seu texto, Celso!

    Sou da seguinte opinião, o Alex se identifica com o time e joga muito, além de ser muito importante na zaga, eu entendo que ele errou, poderia ter se controlado antes de agir como agiu, porém o cara tem crédito, é um jogador consciente e que “perdeu a cabeça”, mas me digam AQUELE QUE NUNCA ERROU QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA, temos que dar um desconto, pelo ocorrido. Eu o admiro e acho que já passou da hora dele ser comprado pelo SPFC.

    Abraço.

    @Henrique_SPFC12

  7. Há formas e formas dele defender o São Paulo. Escolheu a pior maneira possível. Ferrou o time, vai ser suspenso por alguns jogos e Deus nos ajude com Xandão na zaga.

    Alex Silva foi monstro no domingo e vem sendo monstro desde o ano passado, mas exagerou.

    Discussão via twitter foi a coisa mais bizarra que eu vi.

    Mas bola pra frente, espero que ele coloque a mão na consciência, veja que errou e não repita, afinal, tem outros 10 jogadores em campo que precisam do companheiro..

    Belo texto irmão

    Abraços

    @Renan_Loopes

  8. Belo texto, Celso. Parabéns pela serenidade e imparcialidade na análise. Você está certíssimo, e tem mais um ponto: tanto Alex quanto Miranda entraram em campo com o objetivo de fazer o juiz expulsar ou Kleber, ou Valdívia. Um foi expulso, e outro tomou um amarelo cedo que o prejudicou durante o resto do jogo – não matou a jogada do gol do Palmeiras pois seria expulso. Isso tem que acabar. Tem que entrar em campo pra jogar bola e ajudar o tricolor a vencer.

  9. Belo texto, Celso.

    Eu acho o seguinte: o Alex Silva errou sim no lance, indiscutivelmente. MAS, com os critérios que o árbitro tinha adotado na partida, nem pra cartão amarelo seria.

    Explico: o Valdívia deu uma cabeçada no Miranda logo no 1º minutos (tá certo que não foi nada tão grave), mas poderia ser advertido com o amarelo.
    No 2º tempo, chutou o Carlinhos Paraíba que estava caído no chão. Pior, NA CARA DO JUIZ, que nada fez.

    Ah, logo após a expulsão dele, o Marcos Assunção deu uma tesoura criminosa no Juan (não me lembro se foi mesmo o Juan), que ficou barata só com o cartão amarelo.

    Ou seja, o juizão deu mole pros palmeirenses…

    Sobre a polêmica dele no twitter, eu não achei nada de errado não. Ele não fez nenhuma ofença contra o Valdívia. O Ronaldo faz twitcam e ninguém fala nada… Acha bonito… Não vejo nenhum problema quanto a isso.

    Abraços, @mteixeiraf.

  10. Parabéns pelo post amoreeee…Concordoooo com a aprovação da sua contratação em definitivo, mas o q ele fez no classico de domingoooo foi feiooo…

    Mas não deixa de ser o grande zagueiro tricolor…admiro o potencial q ele temmm…

    Bjus

  11. Gostei muito do que você disse e faço das suas minhas palavras não tiro nada do que você falou, o pior é ainda ver torcedor apoiando a atitude do Alex Silva. @iunes_633

  12. Apenas uma correção… “O que eu não aprovo, é colocar o Alex na condição de ídolo em patamar igual ou próximo, por exemplo, ao de Rogério Ceni.” Este COLOCAR o Alex no patamar igual ou próximo do Ceni foi uma declaração dele mesmo. Antes fosse opinião de palpiteiro, mas foi um desejo externado pelo próprio Alex. No mais, concordo com você. Ele prejudicou o jogo tática e numericamente. Depois, com o tempo, foi possível observar que perdemos também psicologicamente… Além do péssimo exemplo, o time caiu de rendimento, cansou. Acho que o Alex é um BAITA zagueiro e com entrega notória ao Tricolor, porém é lamentável que perca a cabeça dessa forma. Alex, repense isso e pare de cavar mais o buraco arrumando brigas por aí. Futebol (no Brasil) é coisa séria.

  13. Sou suspeita pra falar de Alex, na verdade HOJE dentro do SPFC, ele é o meu único ídolo, claro, se não contarmos Rogério Ceni, que pra mim já passou de ídolo, é um MITO, algo inalcansável.
    Alex, teve a atitude errada, deveria se tranquilizar, é um líder dentro da equipe. Mas acho que não podemos culpá-lo pelo empate, talvez PCC tenha errado em querer se defender, deveria continuar atacando, afinall o time adversário não conseguia jogar, e já estava abalado psicológicamente.
    Alex, veste a camisa! Isso pra mim é algo bonito de se ver, tem raça, luta pelo clube, declara seu amor pelo clube, e dentro de campo é um MONSTRO. É um XERIFÃO!

    Quanto as atitudes que incitam a violência, eu concordo com vc, Alex é um exemplo, dentro de campo para os meninos novos que lá estão, e um exemplo para a torcida, a massa SÃO PAULINA que o acompanha e admira.
    Essa atitude não é bem vista, os jogadores, TODOS os jogadores, devem acalmar os ânimos, ainda mais sabendo o quanto as torcidas se enfrentam e se matam, por conta dessa paixão chamada futebol…

    Alex errou, mas acredito que errou querendo acertar, quando vimos alguém que admiramos esquecemos que aquela pessoa não é perfeita, e acho que devemos lembrar que Alex é humano assim como Rogério Ceni, apesar de quase beirarem a perfeição.

    Parabéns pelo post, e pela visão ampla dos acontecimentos.

    Beijos

    @SoaresMayra.

  14. Ótima a matéria mas deve se ser ressaltado de que o Alex também é torcedor e perde a cabeça controlavelmente como qualquer torcedor, fora isso concordo em grau e numero. Abraço! Saudações Tricolores

  15. Enfim alguém escreveu algo sensato sobre o acontecido! Concordo contigo, é bonito ver o carinho do Alex, mas ele está longe de ser um ídolo do nível de Rogério Ceni e Raí, pode ser futuramente, mas ainda não é e com essas atitudes que ele chegará lá!
    Quanto a partida, seu ato foi de maior importância sim e merece ser criticado, não é passando a mão na cabeça como muitos, que ele vai aprender a se controlar. Lógico não podemos crucifica-lo, mas também se esse “puxa-saquismo” de ah ele tem crédito.
    Não podemos nem exaltar demais e nem rebaixar demais os jogadores. Agora ao invés de meter o pau no Xandão a torcida tem de apoiar já que ele só vai entrar por causa do erro do outro.

    Beijão

  16. Celso concordo com vc em tudo, só acho errado pq foi o valdivia que começou e ele sempre foi assim qdo não consegue vencer tenta ficar irritando o advesário que é pra no próximo jogo ter encrença. concordo que o alex não devia ter respondido. mas o valdivia so causa confusão. bjs @maraspfc saudações tricolores.

  17. Realmente acho que o Alex não deveria ter perdido a cabeça pq complicou o time que estáva jogando melhor, mais entendo ele, afinal deve ser um saco jogar contra Kléber e Valdivia, ele tem sangue quente, mais ainda assim pra mim é o melhor e espero mesmo q o JJ cumpra a promessa de comprá-lo em definitivo!

  18. Concordo com seu texto!
    Ele errou em campo e ao responder as provocações de Valdívia no twitter… realmente foi desnecessário!
    Alex demonstra raça, amor à camisa, é um líder dentro de campo, precisa aprender a se controlar…

    Saudações Tricolores!!!

  19. Saudações Soberanos!

    Concordo com vc Celso, ótimo jogador o Alex, tem uma grande identificação com nosso tricolor, mas precisa ter postura, ficar batendo boca via twitter não dá, espero que ele seja bem orientado a parar com isso.

    Vamo São Paulo \o/

    Beijos

  20. Alx Silva dispensa comentários, um atleta que qntra em campo determinado, com coragem, força, raça, com espírito de equipe…tera sempre créditos !!! Errado ou não no lance com o “Michael Jackson (rsrsr)”… pra mim o vermelho foi exagero !

    Avante Tricolor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s