FRANÇA

Françoaldo Sena de Souza, mais conhecido como França , nascido em 02 de Março de 1974 em Codó – Maranhão.

Iniciou sua carreira atuando pelo Nacional do Amazonas em 1993, no ano seguinte assina contrato com o XV de Jaú e chegou ao São Paulo Futebol Clube no final de 1995.

Logo em 1996, mesmo na reserva de Muller e Almir no Paulistão, França marcou 8 gols, um deles foi um golaço de bicicleta contra o Rio Branco no Pacaembú.

 Ele brilhou muito no Tricolor Paulista, fazendo muitos gols. Em 323 partidas pelo São Paulo, França fez 182 gols, marca que o registrou como o quarto maior artilheiro da história do clube e a 11ª melhor média de gols do clube(0,56 gol por jogo).

 Venceu 2 campeonatos paulistas, em 1998 e 2000 – com França artilheiro em ambas competições, com 12 e 18 gols, respectivamente – e um Torneio Rio-São Paulo, onde França foi novamente artilheiro também, com 6 gols.

Os seus muitos gols e assistencias, lhe renderam algumas convocações para a seleção brasileira, entre os anos de 2000 e 2001. Em um amistoso entre Brasil e Inglaterra em maio de 2000, França fez o gol brasileiro no empate de 1 a 1 em Wembley.

Em 2002, França seguiu no São Paulo, marcando muitos gols, sendo mais uma vez artilheiro do Rio-São Paulo 19 gols, aonde o São Paulo ficou com o vice. No entanto, em uma partida contra o Corinthians pelas semi-finais da Copa do Brasil, França sofreu uma grave lesão, que fez com que ele acabasse não sendo convocado para a Copa do Mundo de 2002 do Japão, e depois de estar em tratamento, ele assinou contrato com o Bayer Leverkusen da Alemanha. O valor da transferência para o clube Alemão foi 12 milhões de dólares.

Pelo Leverkusen, França não repetiu as atuações que fazia pelo São Paulo, chegando a ser reserva um pouco mais tarde. Foram 71 jogos e apenas 21 gols no total. Em maio de 2005, França realiza sua última partida pelo clube alemão. Em agosto do mesmo ano, acaba não renovando contrato, e acaba indo jogar no Kashiwa Reysol do Japão. Mas sua chegada, não ajudou a equipe a escapar do rebaixamento para a segunda divisão japonesa. Em 2006, França permaneceu no Kashiwa, e ajudou sua equipe a voltar a elite japonesa.

Após cinco anos no Japão, rescindiu contrato com o clube em julho de 2010 e atualmente se encontra sem clube.

 E vocês Soberanos lembram de algum lance inesquecível do França com nosso manto sagrado?

Anúncios

22 respostas em “FRANÇA

  1. EEEE saudade…

    Bem lembrado daquele golaço de bicicleta no Pacaembú, eu gostava do futebol e acho que ele foi muito importante para o Tricolor…

    Muito bom relembrar de pessoas que fizeram história dentro do clube.

    Bjos!

    @Henrique_SPFC12

  2. Kell

    Testo maravilhoso..
    O França realmente fez belíssimos jogos pelo tricolor, lindos dribles e gols ainda melhores…
    Certamente faz parte da história do SPFC!!
    Bju
    @drikaroa

  3. França foi um jogador que marcou para um garoto que acompanhava afoito aos jogos do São Paulo (EU)… Sempre fui fã do cara! Mesmo sem entender muito de futebol na época, nas brincadeiras com amigos, irmão, os gols que saiam do meu pé era sempre comemorado com “e é de França, pro São Paulo”.

    Um verdadeiro Artilheiro!

    Kellianevinela, a fã da minha coluna! Não poderia deixar de prestigiar essa super garota certo?! rsrs

    Parabéns Kelli e a todo pessoal do Soberanos, são amigos, parceiros e o mais importante, São Paulinos!

    Vocês mandam super bem!

    @Tavio_Alves_

  4. Quantas lembranças boas…a principal que ficou na minha memória foi o gesto que o França fez depois de marcar o terceiro gol, fazendo aquele sinal de “já era, acabou” rsrsrsr.
    França foi realmente muito importante pro Soberano e deixou saudades!!!

  5. Keila,

    Um grande camisa 9, frio na área e com chute certeiro!
    Realmente ele foi brilhante no nosso SPFC!
    Esse jogo contra os gambás foi sensacional!
    Faz tempo que o São Paulo precisa de um centro avante do nipe dele!
    Brilhante também o seu texto.
    Nota 10! Com louvor!

    Abs e bjs,

    Aristides

  6. Otimo texto parabens…
    Alem do golaço de bicicleta…oque eu tenho na memoria com o França.
    Foi os dois gols que ele marcou na goleada na final do paulista contra a galinha.
    que ainda teve goll do Rai…e Denilson deu Show!!
    Hum otimo jogador pena que está sem clube!!!

  7. Eita saudade do França.. jogava muito, depois veio Luiz Fabiano, outro com alma tricolor.. quem sabe o Luiz Fabiano volte esse ano.. se voltar o Time ficaria perfeito, ta evoluindo esse ano, só falta o 9….

    Parabéns pelo belo texto!

  8. França, um dos primeiros caras que eu admirei no futebol. O time pode não ter ganho tantos títulos nessa época, foi bom pra revelar novos craques e grandes jogadores como ele, Fabuloso. Um timaço!

  9. Lembro um pouco do gol que ele marcou em Macéio contra o Flamengo pela Copa dos Campeões muito comemorado deu um gás no time naquela ocasião!

  10. Não tem como esquecer a final do paulista de 1998 contra o curintia? Jogo que marcava o retorno de Rai ao São Paulo, nesse jogo França e Rai jogaram muito dando o titulo ao São Paulo! INESQUECÍVEL!!!

  11. nossa ficouda hora esse texto em anjo, e o França era fera demais e essa final de 98 foi mesmo inesquecivel demais #SPFC

  12. Oi Kell, um baita jogador!

    Que estranho um jogador da qualidade do França sem clube!?
    Muito esquisito…

    Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s