ENTREVISTA COM O CRAQUE ALEX (FENERBAHCE)

Arquivo do jogador

Boa tarde Soberanos!

Há aqueles que consideramos craques e admiramos, mesmo não atuando em nosso time de coração. No meu caso, é assim com o craque e meia do Fenerbahce Alexsandro Souza, o Alex 10.

Nessa entrevista, ele nos conta a importância do Carpegiani em sua carreira, um possível retorno ao Brasil, se atuaria no São Paulo, a dispensa por telefone e sobre o raçudo Lugano! Imperdível…

Meus sinceros agradecimentos ao Alex, uma pessoa humilde e atenciosa, que prontamente me atendeu e aceitou o convite! Grande abraço!

Entrevista por @Cel_Ss com participações de @Renan_Lopes (integrante do @spfc1935), @_Absy (integrante do @spfcdigital) e @Dri_rb (Ex-integrante do @spfcfanaticas e atualmente @Os_Soberanos), além de fotos do arquivo pessoal do jogador.

Por Celso Santos

Facebook.com/Santos.Celso

Os Soberanos: Como foi o seu início de carreira, os problemas e oportunidades que teve?

Alex: Cheguei com 9 anos no Coritiba. Na época não existia campeonatos para minha idade e aí fui levado para jogar futebol de salão na AABB. Depois voltei ao clube com 12 anos e fui subindo de categoria normalmente. Quando iria estourar a idade de juvenil e passar para os juniores, o técnico Carpegiani me viu jogando e me puxou direto para o time principal. Dois meses depois eu já era titular do time. Não tive grandes problemas porque o futebol de salão me dava um dinheiro e com essa ajuda eu podia ir treinar sem problemas e, caso não existisse a AABB no meio do caminho, teria muitas dificuldades, mesmo com todos os esforços de meus pais.

Os Soberanos: Qual é o título mais importante da sua carreira?

Alex: Eu participei de todas as conquistas possíveis na América do Sul, desde regional, passando por Copa do Brasil, Brasileirão e competições Sul-americanas. Mas ganhar a Libertadores pela Palmeiras e o Brasileirão pelo Cruzeiro considero os títulos com maior dificuldade e que preenche o currículo de qualquer atleta.

Os Soberanos: Houve um fato em que você, profissional já consagrado, foi dispensado do Cruzeiro por celular. Como foi esse episódio para você?

Alex: Num bom português, eu fui sacaneado! Lembro-me como se fosse hoje. Acabei o Brasileirão de 2001 suspenso pela FIFA por ter 2 contratos (um com o Parma e outro com o Cruzeiro). Jogava sob uma liminar da justiça do trabalho. O Marco Aurélio era o treinador na época e me chamou dizendo que contava comigo para 2002. Saí de férias e fomos chamados para voltar no meio das férias para exames médicos. O clube confirmou o desejo que eu seguisse no próximo ano. Segui minhas férias despreocupado e esperando o dia 4 de janeiro chegar para me apresentar. No dia 4, pela manhã, quando me despedia dos meus familiares, meu advogado me ligou e disse que o Cruzeiro queria rescindir comigo e que nem precisava viajar. Tentei falar com o clube e ninguém me atendeu. Voltei ao clube nove meses depois com o aval do Luxemburgo e pude, sob muita desconfiança, provar meu valor e colocar meu nome na história do Cruzeiro.

Os Soberanos: O Rogério Ceni é considerado um dos maiores goleiros do Brasil e do mundo. Em 2002, você fez, na minha opinião, um dos gols mais bonitos da sua carreira exatamente em cima dele. Como foi pra você marcar aquele gol?

Alex: Esse gol só e tão lembrado até hoje por que foi num clássico da grandiosidade de São Paulo x Palmeiras e porque, também, o goleiro era o Rogério Ceni. Qualquer lista de goleiros que se faça no mundo, o nome dele obrigatoriamente tem que estar. Pra mim foi espetacular, por que o São Paulo tinha um time infinitamente melhor que o nosso, mas nós surpreendemos com 90 minutos maravilhosos. Sou um cara de sorte de ter feito um gol numa partida como essa e também em cima de um goleiro com a qualidade do Rogério Ceni.

Os Soberanos: Pergunta do leitor (@Renan_loopes do @spfc1935): Alex, você acha que seu estilo de jogo, mais cadenciado e habilidoso, te prejudicou na sua passagem pelo Parma?

Alex: Até hoje eu não sei porque o Parma me contratou. Desconfio até se o Parma pagou a transferência. Fui envolvido em um esquema politico-financeiro, logo em seguida veio o escândalo da família na Itália que acabou com a falência da Parmalat. Joguei no máximo 60 minutos em jogos da pré temporada de 2002-03, sendo que fui negociado em 2000. Tive que ir pra justiça comum, depois apelar na FIFA para ter o direito de jogar futebol. Não fracassei na Itália como muitos dizem, pois nunca joguei lá!!!

Os Soberanos: Você está jogando em alto nível há anos. No começo da década era um dos melhores jogadores brasileiros e não participou da conquista na copa de 2002. Como se sentiu ficando de fora da convocação final?

Alex: Fiquei muito chateado!!! Tinha absoluta certeza que participaria daquele mundial, pois trabalhei com aquele grupo durante 4 anos. Fui convocado por todos os treinadores (Luxemburgo, Leão e Felipão), além de brigar na justiça pelo direito de trabalhar. Foi uma entrega absurda da minha parte. E além disso, tinha um treinador que eu tinha trabalhado durante 3 anos seguidos, sendo peça importante no esquema dele e tinhamos um papo aberto. Essas situações me davam a certeza que iria. Acabei preterido e somente o treinador tem o porquê do meu nome estar fora da lista final.

Os Soberanos: Você ainda pensa em defender a Seleção Brasileira?

Alex: Não penso mais! Parei de pensar na seleção quando fiz uma Champions League muito boa e não fui lembrado em 2008. Desde aquele ano, não pensei mais em Seleção Brasileira.

Os Soberanos: Toda vez que a janela de transferências do Brasil abre, você é cotado para defender algum clube daqui. Você foi procurado por algum time? Você defenderia o São Paulo?

Alex: Fui procurado por Palmeiras e Coritiba. Com o SEP eu não conversei, pois falei que iria renovar e eles entenderam minha situação. Já com o Coxa conversamos um pouco mais, porém não aprofundamos nada. Sempre me posicionei que só iria levar algo adiante se meu clube não quisesse mais seguir comigo. Em relação ao São Paulo, nunca pensei a respeito. Por que sou muito prático e imagino o que realmente é real e o São Paulo eu só tive um contato em 1996, quando ainda estava no Coritiba. Nesse momento nunca imaginei por que nunca falei com ninguém do clube.

Os Soberanos: Pergunta do leitor (@Dri_rb do @spfcfanaticas): Você é ídolo do Palmeiras. Numa eventual transferência para o Tricolor, um dos maiores rivais, como acha que a torcida reagiria?

Alex: Como disse antes, não penso muito em hipóteses. E o São Paulo nem hipótese chegou a ser.

Os Soberanos: Muitos jogadores desejam atuar em clubes como Real Madrid ou Milan. Já foi sondado por times considerados de 1º escalão? Gostaria de atuar em algum especialmente?

Alex: Já desejei, hoje não mais. Quando o Luxemburgo assumiu o Real Madri, eles falaram comigo e quando poderia acontecer, o Luxemburgo teve sua saída decretada. Então a possibilidade se esgotou.

Os Soberanos: Pergunta do leitor (@Renan_loopes do @spfc1935): Alex, qual foi o defensor, seja volante ou zagueiro, mais difícil de sair da marcação que você enfrentou?

Alex: Quando jogava no Palmeiras, nós tínhamos uma rivalidade grande com o Vasco. Era muito difícil passar pelo Mauro Galvão. Enfrentei outros grandes defensores, mas o Mauro era muito complicado.

Os Soberanos: O Lugano é um ídolo da história recente do São Paulo e do Fenerbahce. Como é a relação dele com o grupo, torcida e direção? E como é a sua relação com ele?

Alex: Minha relação com ele é ótima!!!! A dele com o grupo também é muito boa. Ele é ídolo total aqui e todos têm por ele, um carinho imenso.

Os Soberanos: Acredita que o Lugano pode voltar em breve ao Brasil?

Alex: Acredito sim. Ele fala muito bem do São Paulo e tudo que sei do clube é passado por ele, que acompanha do time. Acredito que se ele voltar, ele voltará ao São Paulo.

Os Soberanos: Pergunta do leitor (@absyc do @spfcdigital): Como você pensa em encerrar a carreira? Possui algum desejo especial?

Alex: Quero parar, não quero que me parem! Esse é meu desejo.

 

Um, dois Soberano

Um ídolo do futebol: Zico

Uma referência na vida: Meus pais

Sua realização profissional: Ser respeitado pelo meu trabalho.

Uma meta não cumprida: Nunca coloquei metas. Então acredito que cumpri bem até aqui.

 

Acessem www.alex10.com.br

Sigam @Alex10combr

30 respostas em “ENTREVISTA COM O CRAQUE ALEX (FENERBAHCE)

  1. O bacana do Alex é que apesar de ser um ídolo no rival, é um cara que tem o respeito e admiração por todas as torcidas, e certamente que muitos (até nós) gostariam de ter no seu time!

    Parabéns, Alex!

    E parabéns Celso!

    Beijão

  2. Muito legal a entrevista com Alex …
    Sou Fã e Admiradora do Futebol e da pessoa de Alex …
    Uma pessoa que é considerado um REI, sim um REI na Turquia e nem assim perdeu o principal …
    A Humildade, a Simplicidade, o Carisma …
    Sem contar que …
    Sigo o futebol turco e Ele literalmente joga uma bola, que sem comentários …
    É 10 !!!!
    Muito boa a Entrevista com Alex …
    Estão de Parabéns … 🙂

  3. Boa Noite soberanos !!!

    Muito boa a entrevista, pena que desta vez fiquei de fora ! rsrsrs

    Abraçãozão pra todos, muita luz, muito sucesso….

    Saudações Tricolores/CeniTenárias !!! Vamo SPFC

  4. Parabéns pela entrevista! O Alex acima de tudo é um jogador para ser respeitado, independente de clube. Sua humildade é incrível. Enquanto não tem planos para voltar ao Brasil, torço pelo seu sucesso no Fenerbahçe, que tem boas chances de se sagrar campeão turco. E o Lugano: idolatrado em qualquer lugar que jogar…
    Eu gostaria de ter essa dupla no meu time!

  5. Parabéns pela entrevista.
    Apesar do blog ser dedicado ao São Paulo e eu ser palmeirense, achei excelente a imparcialidade em entrevistar um jogador que foi ídolo do time rival e achei as perguntas muito bem colocadas.

    Mais uma vez, parabéns!

  6. ALEX O MELHOR MEIO CAMPISTA QUE VI PASSAR PELO PALMEIRAS. MUITO GRATO POR TANTOS TÍTULOS QUE ELE AJUDOU A CONQUISTAR.
    NESSA ENTREVISTA DEU PRA SACAR UMA COISA QUE ELE É DIFERENTE, HUMILDADE, SIMPLICIDADE, OJETIVIDADE E CARISMA. #CRAQUE_A_MODA_DO_PASSADO

  7. So palmeirense parabens pela entrevista , ótima.
    E não só em 2002 ou em 2008(quando o Fener foi ate o semi-final da champions) que foi ridiculo ele ter ficado de fora, até hoje eh ,quem acompanha a Liga Turca sabe como eh , o que ele faz chega a ser bizarro.
    Tem jogador ae , que se fizesse um terço do que o Alex faz , ja taria mo pressao para sua convocaçao , que o cara joga mto e etccc.
    Quem quizer acompanhar jogos do Fener com links ao vivo , dados e etc ,entrem na comunidade Fãs de Alex no orkut

  8. Parabéns pela entrevista. Sou fã incondicional do Alex desde seus tempos no meu verdão. Já cansei de falar da sacanagem q é o Alex nunca ter ido a uma copa. CBF é isso: vergonha.

  9. Grande craque !

    Bacana as respostas dele e agradeço a oportunidade de ter feito duas perguntas.

    Valeu Alex.

    Irmãozinho, parabéns pela entrevista, está demais.

    Abraaaaaaaço

    @Renan_Loopes

  10. Parabens pela entrevista.

    Eu Fenerbahçe fã.Alex e de fato legenda.Agora, o melhor jogador do mundo.Talento azul.

    Alex, Alex, Alex!!!

  11. Não tem explicação só resta nós fãs de um gênio nato concluir que a CBF é sim a principal culpada junto das emissoras de TVs como Globo […etc]enfim a imprensa de uma forma geral sempre fez questão de ignorar a maestria de uma forma geral.

  12. O Alex é um genio da bola, com a qualidade ki poucos no mundo tem, hj pensando rapidamente me lembro somente do zidane para uma comparação!
    O ki a emprensa brasileira fez kom ele é um absurdo e principalmente a rede globo, o galvao enchia a bola de ronaldinho e kaka ki ao ver nao chegam nem aos pes de alex!!!!!
    Tu é fera me velho!!!!!!!!

  13. VOLTA PRO CRUZEIRO ÍDOLO!!!

    EU SONHO COM ESSA VOLTA JÁ TEM MTOS ANOS!!

    ALEX foi um dos MAIORES que eu já vi jogar.
    SACANEADO PELA CBF!! INJUSTIÇADO PELA SELEÇÃO!

    AVANTE ALEX!!!

  14. Alex volta para o meu cruzeiro com você o sonho do mundial interclubes pode se torna realidade . desde que você saiu o meu cruzeiro não foi mais o mesmo ;

  15. Filho do futebol, rei dos reis da bola,é assim que se chama esse craque, que nosso velho pai celestial te cubra de sucesso, você tem de tudo para merecer isso, humildade compeenção e dignidade,
    Lourival Bevenutti Antunes de Oliveira
    Brigadeiro do AR

Deixe um comentário

