UM LUGAR PARA CHAMAR DE SEU

Em 16 de dezembro de 1935, na cidade de São Paulo, renascia o Tricolor Paulista, para brilhar e encantar o mundo. Resultado de um grande sonho, o Tricolor já reunia adeptos apaixonados. Mas um time como o São Paulo precisava de um palco para brilhar. No começo, em 1930, o São Paulo herdou a chamada “Chácara da Floresta”, o que o levou a ficar conhecido como São Paulo da Floresta. Em 1940, o Tricolor passou a utilizar o Pacaembu. Em 1944, o São Paulo comprou o Canindé. Mas é claro que o São Paulino queria mais. O sonho de construir um grande estádio tomou forma. O São Paulino queria um lugar para chamar de seu.

Em dezembro de1951, aárea foi doada ao clube, e o nosso grande presidente Cícero Pompeu de Toledo procurou Laudo Natel. O Canindé foi vendido, e o dinheiro da venda se reverteu em materiais para construção. Com o projeto de Vilanova Artigas, em 1953 as obras tiveram início. “O Sonho do são-paulino não cabe no Pacaembu”, diria Natel.

No dia 2 de outubro de 1960, era inaugurado o Morumbi, ainda que parcialmente. Em 1970, o estádio seria totalmente entregue a torcida. Recebeu o nome de Cícero Pompeu de Toledo, presidente que tanto fez pelo clube, e que emprestou o seu nome para um projeto que eternizaria a grandeza do São Paulo, mas no coração dos torcedores é simplesmente Morumbi. E a invejável estrutura do São Paulo não se limitaria apenas ao estádio. Nas décadas seguintes o clube foi se superando e hoje possuímos uma das melhores estruturas do mundo.

O Morumbi foi palco de muitas glórias, que engrandeceram ainda mais a imagem do já grandioso São Paulo Futebol Clube. Já abrigou os maiores shows internacionais, recebeu visitas ilustres, jogos da Seleção, mas há algo mais nesse lugar, uma espécie de magia. A sensação de entrar no estádio, olhando o gramado impecável e vendo as arquibancadas se estendendo majestosas, e a sensação de ser infinitamente pequeno em meio a tanta imponência. A sensação de entrar em um dia de jogo, e ver as milhares de pessoas eufóricas, com as cores vermelho, preto e branco se estendendo até onde a vista alcança, o canto ensurdecedor, a expectativa no ar, mas além de tudo isso, o sentimento de estarEM CASA. Eos milhares de torcedores que hoje entram no santuário tricolor, serão eternamente gratos ao sonho que teve início há mais de 60 anos. Afinal, “Se é um sonho, que seja grande!”

Ótima quinta-feira a todos!

@_isaa_ferreira

Para quem nunca viu, o novo site do São Paulo conta com uma galeria incrível com fotos do Morumbi. Vale a pena dar uma olhada!  http://bit.ly/ifkhcW

Anúncios

5 respostas em “UM LUGAR PARA CHAMAR DE SEU

  1. Lindo Texto… Parabéns me emocionei ao ler (2)
    amo as colunas da Isa, as leio toda semana e dou RT, o que é bom tem que ser espalhado.

  2. Excelente artigo! Hoje Isadora me batizar como um fã de São Paulo FC! (E eu sou da Argentina) Mantenha-o grande escrevendo meu amiga!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s