VAMOS POR PARTES!

“É o momento de fazer uma mudança, de promover uma reestruturação. Na conversa que tivemos ficou definida a saída dele”, declarou Jesus Lopes, em entrevista à Rádio Globo. “Neste início de ano, os resultados não foram bons. O nosso foco sempre foi a Libertadores, e não estávamos indo bem.”

Uma declaração totalmente pertinente considerando o rendimento demonstrado pelo time dentro de campo e todos os últimos acontecimentos. No entanto, esta declaração foi feita no dia 19 de junho de 2009, quando foi anunciada a saída do Muricy Ramalho do comando do São Paulo Futebol Clube após derrota para o Cruzeiro nas quartas de finais da Libertadores daquele ano.

No meu ponto de ponto de vista, esta decisão afeta de maneira histórica a parte de futebol do clube. Explico: Até a eliminação na Libertadores daquele ano o São Paulo vinha tendo um rendimento de muito bom para excelente com conquistas de 3 campeonatos brasileiros seguidos. Convenhamos que isso não é pouca coisa e que pela estrutura que se tinha, de fato poderia sim ter conquistado uma ou duas Libertadores da América, que já estariam na galeria de títulos e galeria de títulos é história, porém não foi o que aconteceu. Não sei exatamente o que causou o termino desta parceria tão vitoriosa entre São Paulo e Muricy, pode ter sido o desgaste por não ter conquistado os títulos que falei agora do maior torneio da América, pode ter sido problema de relacionamento com alguns jogadores ou problemas políticos, pode. Mas o fato é que acabou.

Então que venha a reestruturação. Só que a reestruturação não veio e de lá para cá o time ficou instável e sem segurança alguma, alguns até podem dizer que o São Paulo foi o 3° colocado no campeonato brasileiro de 2009 e foi à Libertadores de 2010. Tá, mas terminou nesta posição com Ricardo Gomes, por conta de um final de trabalho do antigo treinador, mais uma vez na minha opinião, e que diga-se de passagem poderia ter ganhado o título, chegou na libertadores do ano seguinte e mais uma eliminação. Ricardo Gomes sai. Chega Carpegiani, começa um trabalho,  se deposita confiança no treinador, coloca-se uma multa absurda caso ela saia se pressupõe  o quê? Que ele vai fazer um baita trabalho, e eu pensei que de fato até poderia, acreditei que o São Paulo ganharia tanto o Paulista como e principalmente a Copa do Brasil, mas não e ainda sim vimos o que vimos e ainda temos alguma coisa por ver, que é o que mais me preocupa como torcedor.

Sobre uma reestruturação de um time no Brasil, entendo que se começa com um trabalho de formação de equipe que normalmente ou quase sempre é no Estadual, é neste caso no Paulista, já que não se tem pré-temporada e é aos poucos e com muito treino (inclusive de fundamentos básicos como chutar ao gol) que a equipe se torna competitiva, depois num passo natural no decorrer do ano se chega aos títulos. E é ai que também  vejo mais uma coisa, muitos enxergam a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro ou a Sul-Americana como caminho mais rápido para Libertadores, não vejo assim e acho que este pensamento atrapalha, pois desta forma podemos terminar o Brasileiro em 3° então? Não. Ser campeão dá a vaga para a Libertadores está no regulamento. Acredito que o time deve entrar em campo a cada jogo, como uma decisão, mostrar o máximo que pode, se vencer ótimo, se golear melhor ainda e que repita este rendimento no próximo jogo, se perder recolha os cacos e parte para a próxima partida, mas encare cada jogo como um degrau rumo título, com afinco, determinação, com espírito vencedor como a Jana citou na sua coluna desta semana Espírito Vencedor https://soberanosoficial.wordpress.com/2011/05/18/espirito-vencedor/  , pois só assim se ganha um título e por consequência um retorno a Libertadores, que sim, sei que é o torneio que nós torcedores mais gostamos, mas antes disso ganhe os títulos, que a vaga vem. Já quando chegar a Libertadores é faca nos dentes e começar tudo de novo e se ganhar a Libertadores, que venha Mundial. É assim que espero uma reestruturação, com etapas, com respeito ao clube, aos torcedores, com o trabalho que colocou o São Paulo como ele é conhecido, um clube diferenciado. Que infelizmente nos últimos fatos não tem sido. Tem que se encarar a realidade neste momento, agora repito o que muitos vem falando: Protestar é válido, mas sem qualquer ato de violência.

 

Agora neste fim de semana começa não só o Campeonato Brasileiro, começa o segundo semestre do time que além deste campeonato disputará a Sul- Americana, então espero que melhore para que possamos depositar confiança no time inteiro e não ficar apenas pensando que o retorno do Luís Fabiano resolve todos os problemas, uma andorinha sozinha não faz verão, vale lembrar também que ficaremos algumas partidas sem o Lucas por conta da seleção,  o time tem que estar unido e focado nos campeonatos.

Cada campeonato, cada torneio, cada jogo, cada momento de um time pode entrar entrar para a HISTÓRIA, que é o que eu converso aqui com vocês todas a sextas.

Abraço para vocês que fazem parte destes milhões de São Paulinos espalhados pelo mundo.

Por Cláudio Rosa

@claudiorosa

Anúncios

2 respostas em “VAMOS POR PARTES!

  1. Pois é, Cláudio. Você tem toda a razão, porém o buraco é mais em cima… O problema do São Paulo começa pelo Presidente que é mais “engraçadinho e briguento” que dirigente; o clube não tem mais o critério de renovação e faz contratos com jogadores de volta ao país e que não conseguem jogar lá fora( exceto Luís Fabiano ); mantém jogadores que sabidamente vão ser negociados ou já estão; vários jogadores revelados nas divisões de acesso e campeões de “subs”, ficam na reserva ou “aguardando oportunidade”; o São Paulo precisaria mudar toda a sua diretriz, quase que começar de novo, mas de verdade, não essa falácia que vemos por aí.
    Como na Federação Paulista e na CBF estamos banidos, brigados com Santos, Palmeiras, Corinthians e outros só mesmo fechando pra balanço. E tenho dito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s