Dentre os grandes és o primeiro!

Saudações Tricolores!

O São Paulo tem quantos títulos do Campeonato Brasileiro?

Pergunta fácil esta não? 6 é a resposta que todos nós sabemos.

E até pouco tempo atrás este número de conquistas tinha tornado o Tricolor do Morumbi o maior vencedor de títulos da história do torneio nacional. Mas não durou muito e uma confederação de futebol sediada em Terezópolis no Rio de Janeiro agraciou times com títulos brasileiros por terem vencidos torneios realizados antes do inicio do Campeonato Brasileiro em 1971.

Com isso o Tricolor deixou de ser, por enquanto, o maior vencedor do campeonato nacional.

Mas se observarmos os últimos anos, na verdade, desde de 2003 quando foi adotada a formula de pontos corridos, (Fórmula de disputa usada nos mais importantes campeonatos de futebol do mundo) para se descobrir o campeão do certame nacional,  o SPFC levantou 3 canecos consecutivos e se somássemos todos os campeonatos brasileiros da serie A este seria o Ranking do Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos:

Era dos Pontos Corridos (2003-10):

1 São Paulo – 568 pontos

2 Cruzeiro – 527 pontos

3 Inter – 517 pontos

4 Santos – 511 pontos

5 Flamengo – 463 pontos

6 Atlético Paranaense – 463 pontos

7 Fluminense – 455 pontos

8 Goiás – 452 pontos

9 Corinthians – 431 pontos

10 Palmeiras – 428 pontos

Ranking completo no Blog do Juca Kfouri

Alguns podem dizer que a melhor fórmula de disputa do campeonato seria uma mata a mata na fase final do campeonato como foi durante muitos anos e que ai sim seria justo e o São Paulo não seria o líder entre todos os times.

Admito que o São Paulo tem realmente melhores resultados em campeonatos de pontos corridos, até mesmo porque nesta fórmula o time privilegiado é aquele tem um bom planejamento. Coisa que normalmente o São Paulo se destaca entre os outros times. Não que esteja acontecendo isso neste momento com a equipe do Morumbi, mas isso é uma outra história.

Por isso para não falarem que eu fiquei só na fase dos pontos corridos e valorizar só o time que abertamente torço, recorro então, a um ranking feito por Juca Kfouri para revista Placar na década de 80, e que ele um dos jornalistas mais respeitados conta até hoje e que tinha a seguinte forma de pontuação: 10 pontos para o campeão do brasileiro, 9 pontos para o vice, 8 para o terceiro e assim por diante até o décimo colocado. Segue abaixo o ranking com a pontuação:

1 São Paulo 193

2 Internacional 164

3 Corinthians 156

4 Palmeiras 156

5 Atlético Mineiro 150

6 Cruzeiro 149

7 Grêmio 147

8 Santos 128

9 Flamengo125

10 Vasco 111

Ranking completo no Blog do Juca Kfouri

O Mais Querido então também está na liderança neste ranking para a surpresa de muitos, que coisa não é?

Eu tenho certeza que muita gente vai dizer que isso não quer dizer nada e o que importa é o campeonato de agora. Concordo, que realmente é importante cada campeonato que se disputa e que se deve entrar em todos campeonatos para ganhar. E mais do que nunca espero então que ainda neste campeonato o nosso time se imponha em campo como o melhor time brasileiro dos últimos 20 anos como provam as estatísticas, para que permaneça na liderança de muitos rankings e que no final do Brasileiro de 2011 termine também na ponta da tabela e por consequência com o hepta campeonato.

E vocês o que acham? Acreditam que este elenco conseguirá se impor dentro de campo?

Abraço

Anúncios

Uma resposta em “Dentre os grandes és o primeiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s