O que esperamos de um novo técnico?

saopaulofc.net

Aproveitando o momento em que Adilson Batista foi anunciado como o novo técnico do São Paulo Futebol Clube, especialmente pela recepção negativa demonstrada pela maioria da torcida, é bom refletirmos sobre o que esperar do nosso novo comandante.

É verdade que o contratado não vem de bons resultados, as passagens fracas por Corinthians, Santos e Atlético Paranaense praticamente apagaram a época de ouro do Adilson, quando ainda treinava o Cruzeiro. Nesse sentido o futebol é realmente ingrato com jogadores e técnicos, o que vale é o momento, passado é passado. A torcida brasileira, especialmente a são-paulina, é muito exigente, e está acostumada a grandes conquistas.

O que se espera de um técnico é que ele traga conjunto ao time, objetividade em busca do gol, com uma agressividade bem dosada entre ataque e defesa. É péssimo ver um time, especialmente o meu, jogando sem saber o que está fazendo. Nada dá certo e logo vemos alguns jogadores forçando jogadas individuais que não dão em nada.

Esperamos que ele traga união à equipe, que tenha o time nas mãos, e seja apoiado pelo grupo incondicionalmente. Uma equipe unida alcança suas metas com uma facilidade muito maior, especialmente no futebol, um esporte altamente coletivo. O técnico precisa ser querido, mas também respeitado. Disciplina é importante no futebol.

É muito importante que um técnico saiba ouvir sua comissão, sua torcida, e que se atualize, caso contrário será rapidamente ultrapassado. Ele precisa ter a cabeça aberta à novas idéias, mas com confiança no trabalho. Vivemos o oposto com o Carpegiani, um técnico que fazia o contrário do que era pedido pela torcida caiu, e isso é inevitável, a menos que ele prove estar certo conquistando títulos.

O novo técnico deve revelar novos talentos, afinal, é disso que vive o clube. O São Paulo investe muito nas categorias de base, é importante que o Adilson acompanhe a evolução dessa molecada, atento aos jovens que possam compor o time principal. Todo investimento só é compensado se houver retorno.

E acima de todas as coisas, ele deve estar comprometido com o Clube e seus torcedores. Nós somos o motor que faz o São Paulo andar, e merecemos respeito por toda a nossa dedicação e amor incondicional. Espero muito que o Adilson se identifique com o time, o Clube e a torcida. Ele é jovem, conhece o futebol, e apesar dos resultados negativos anteriores acredito que seja promissor. Mas como diz o Muricy, ele terá que dar “liga”ao time.

Boa sorte Adilson!

Fred Valoz
Twitter – @fred_valoz
Facebook – Fred Valoz

Anúncios

Uma resposta em “O que esperamos de um novo técnico?

  1. Estou de acordo com você. O Adilson não era minha opção preferida como torcedor, mas agora temos que confiar e esperar um bom trabalho. Seria bom que o novo técnico leia este artigo, para ver o que esperamos dele. Acredito que o texto reflete a opinião de grande parte de nossa torcida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s