Um Tricolor no Maracanazo!

Saudações tricolores,

Todos que começam a jogar a futebol em qualquer lugar do mundo, com certeza querem jogar em um time grande do futebol mundial. Depois de conquistar este objetivo, se começa a pensar em servir a seleção nacional de seu país, depois disputar uma copa do mundo, até o sonho máximo que é fazer o gol na final desta copa do mundo e ser campeão mundial por sua seleção.

Albino Friaça Cardoso, não foi diferente, sonhou com tudo isso. Nascido no dia 24 de Outubro de 1924, Porciúncula, cidade na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais. Num amistoso em 1943 onde ele jogava pelo Ipiranga contra o Vasco, chamou a atenção do técnico Ondino Vieira da equipe cruzmaltina que o levou para equipe de São Januário, no entanto logo foi emprestado para o Botafogo, mas não por muito tempo, voltando logo a equipe do Vasco para formar um time que foi apelidado de “Expresso da vitória” ao lado de grandes jogadores da época como: Ademir, Ipojucan, Danilo, Maneca e Eli. Foi com este time no ano de 1948 que ele conquistou o título do sul americano (Torneio disputado antes da Libertadores) daquele ano, inclusive com um gol de dele num dos jogos mais difíceis para a equipe carioca na casa do C olo-Colo com uma pressão de 50 mil torcedores. Não precisa nem dizer que este título é motivo de orgulho para Friaça.

No ano seguinte desta grande conquista ele foi negociado com o nosso São Paulo Futebol Clube para jogar ao lado de Bauer, Noronha, Leônidas da Silva, Teixeirinha e cia. Com eles conquistou o título paulista de 1949, inclusive com dois gols dele na final disputada no Pacaembu contra o Santos. Com ajuda destes dois gols ele foi artilheiro do campeonato com 24 gols. Até hoje o máximo de gols de um jogador são paulino no campeonato estadual.

Friaça foi chamado pela primeira vez para a seleção brasileira no período que esteve no Vasco, e ele participou da base da seleção que viria a disputar a Copa de 1950 no Brasil. Com esta seleção chegou a final.

A final tem como nome Maracanazo e aqueles que gostam de futebol sabem que foi o dia que o futebol talvez levou mais pessoas para um estádio, foi o dia em que mais de 200 mil pessoas ficaram quietas, choraram com a derrota da seleção brasileira por 2 x 1 para o Uruguai.

Agora o que poucos sabem é que o gol do Brasil foi de Friaça. Segue abaixo nas palavras do autor do gol a emoção que ele sentiu.

“A emoção foi tão grande que só me lembro de uma pessoa que veio me abraçar: César de Alencar, o locutor. Quando a bola estava lá dentro, ele gritou: “Friaça, você fez o gol!” Naquela confusão, ele entrou em campo e me abraçou. Nós dois caímos dentro da grande área…

…Passei uns trinta minutos fora de mim. Eu não acreditava que tinha feito o gol. Eu tinha potencial, mas estava ao lado de craques como Zizinho, Ademir e Jair. E logo eu é que fiz o gol.

– Ali nós já éramos deuses – admite Friaça.”

Ele tinha feito o primeiro gol do jogo, mas depois veio a virada celeste e o Brasil perdeu o título em uma das histórias mais marcantes do futebol mundial. Assim Friaça realizou quase todos os sonhos de quem quer ser um jogador de futebol, jogou por clubes grandes do futebol mundial, jogou por sua seleção, disputou uma copa, ainda no seu país, fez gol numa final de copa, mas…não foi campeão mundial por seu país e quase ninguém se lembra do gol mais importante da sua carreira.

Albino Friaça Carsoso morreu em 12/01/2009 aos 84 anos.

É isso soberanos a história de um Tricolor no Maracanazo.

Fonte:  globoesporte.com.   Blog do Mário Marcos e o livro “Os 55 maiores jogos das copas do mundo” de Paulo Vinicius Coelho.

O trecho com as palavras do Friaça são do livro “Dossiê 50” onde o jornalista Geneton Moraes Neto entrevistou os titulares daquela decisão.

Anúncios

3 respostas em “Um Tricolor no Maracanazo!

  1. Pingback: Bauer, um Tricolor em Berna |

  2. Pingback: Bauer, um Tricolor em Berna | Soberanos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s