Domingo é dia de Choque Rei!

Saudações Tricolores,

 

Não tão esperado como em outros anos, mas neste domingo teremos no Morumbi mais um clássico, mais um Choque Rei* para história.

Sabemos que os dois times ainda buscam a formação ideal, independente disso os dois estão na parte de cima da tabela, se não brigarem pelo título estarão até o final na briga por uma vaga na Libertadores.

Atualmente o Palmeiras não é o maior rival tricolor, mas sem dúvida é um dos maiores rivais. O primeiro duelo contra o nosso vizinho de Centro de treinamento aconteceu no dia 25/10/1936 no Parque Antártica com vitória da equipe alvi-verde. por 3 x 0.

O começo foi difícil para o SPFC foram 8 jogos sem conseguir vencer o adversário. Quando aconteceu a nona partida entre as equipes nem o mais fanático torcedor do ano de 1939 imaginou o que aconteceu. O jogo aconteceu na Rua da Mooca e o Maior do Mundo acabou com a equipe palestrina com um massacre de 6 x 0. Até hoje a maior goleada do confronto.

Até hoje foram disputados 284 jogos deste confronto com 100 vitórias do SPFC 93 vitórias da SEP e 91 empates.

Eu não me esqueço de 2 jogos que aconteceram em 1992. O Palmeiras havia ganhado a partida do Campeonato Brasileiro por 4 x 0 e de 3 x 0 pelo Campeonato Paulista, mesmo assim as duas equipe chegaram no final do ano para decidir o título paulista, o agravante era que o São Paulo tinha nada mais nada menos que a disputa do Mundial de Clubes contra o Barcelona no Japão. Então como sempre começaram a especular que o Tricolor colocaria um time misto em campo na decisão, afinal de contas, seria compreensível. Pois bem, o primeiro o jogo aconteceu no dia 05/12 e o São Paulo não quis nem saber foi para campo com o time titular e ganhou por 4 x 2. Na semana seguinte mais precisamente no dia 13/12 ganhou o primeiro título mundial contra o Barça.

Então começaram a falar que como tinha vencido o primeiro jogo que os principais jogadores seriam poupados. Não foram e foi mais uma vitória por 2 x 1. Foram 3 semanas incríveis com a taça do mundial e do paulista contra um dos maiores rivais na galeria de troféus no Morumbi.

Realmente foi uma equipe fantástica!

 

 

Voltando para o jogo deste domingo. O SPFC entra em campo para manter um tabu que já dura desde de 2002. De lá para cá o Palmeiras não conseguiu vencer o Tricolor no Morumbi. Neste período foram 32 jogos com 15 vitórias do SPFC contra 6 da SEP. Além do tabu citado, o retrospecto no Morumbi é favorável a equipe da casa num total de 111 jogos disputados foram 46 vitórias, 25 derrotas e 40 empates.

O M1to também tem bons números neste confronto foram 48 jogos,  22 vitórias 14 derrotas e 12 empates e o Palmeiras é a equipe que o goleiro marcou mais gols na carreira um total de 7.

Apesar de todos estes números serem a favor do São Paulo, não é a toa que este duelo leva o nome de clássico, o jogo será difícil. Como disse no começo os times ainda oscilam bastante. Será um jogo importante para as pretensões das duas equipes no campeonato.

Espero que o os números se confirmem e que o São Paulo vença.

Abraço Soberanos.

 

*Nome do clássico dado pelo jornalista Tomaz Mazzoni do jornal “A Gazeta Esportiva”.

Fonte: Futebol em Números por Rodolfo Rodrigues 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s