Parcial e passional

Olá queridos tricolores!

Há muito venho observando o comportamento das pessoas enquanto torcedores, sejam tricolores ou não, bem como a mim mesma. É claro que não sou psicóloga, estudiosa e nem nada perto disso para tecer aqui, uma análise profunda sobre o tema. Apenas irei expor as minhas percepções atuais.

O time perde por culpa do técnico. O time perde por culpa de alguns jogadores específicos. O time está em uma má fase por culpa da diretoria. O time está em uma má fase por culpa do técnico. O time é prejudicado por instituições alheias (CBF). O time é prejudicado pela seleção brasileira. O rival é beneficiado pela CBF. Eu torço sempre contra o rival, mesmo que o time que o vença, ultrapasse o meu na tabela. Eu não torço contra o rival se o seu adversário passar o meu na tabela. Não adianta torcer contra os outros times se o meu não faz a sua parte. Se você critica seu clube, você não é torcedor de verdade. Se você apóia sempre, você é um alienado. Tem que protestar no CT. Tem que jogar pipoca nos jogadores. Tem que apoiar sempre, na alegria e na tristeza. Eu não tenho mais esperanças. Eu ainda tenho esperanças. O time jogou mal, mas venceu. O time jogou mal, merecia perder pra criar vergonha. O time jogou bem, mas precisa melhorar. O time jogou muito bem e pode ser campeão. O meu time só me dá alegrias. O rival só me dá alegrias.

Essas são apenas algumas das muitas opiniões que leio ou ouço. Mas o que resume tudo isso é: torcedor é um ser parcial e passional. Ele sempre defenderá suas opiniões, sejam elas contrárias ou não à maioria, por acreditar que ele está certo. Ele sempre pensará que seu time do coração é o melhor de todos do mundo. Ele sempre dirá que mesmo sendo torcedor, não deixa de enxergar os defeitos e assim, criticá-los. Ele sempre discordará de muitos jornalistas que por algum motivo falam “mal” do seu clube. Ele sempre defenderá seu time contra tudo e contra todos independente de qualquer coisa.

Ou seja, ninguém está livre disso, e a grande graça do torcedor é essa. Se todos fossem iguais, fossem imparciais, aceitassem as críticas ou elogios da mesma maneira, torcer seria algo muito chato! Portanto, como já diria o mestre Renato Russo…”Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração, e quem irá dizer que não existe razão”.

Bom final de semana a todos!

Por Lidiane Pereira

http://www.twitter.com/lidi__

Uma resposta em “Parcial e passional

  1. Muito legal!
    E quem irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração de 5 pontas tricolor?
    Eu sou alienado. Apoio sempre. SEMPRE.
    Abração

Deixe um comentário

