São Paulo Futebol Clube – Versão 2012

Por João Neto/VIPCOMM

O que esperar do poderoso São Paulo em 2012?

Promessas foram feitas, muito se disse e nada aconteceu. Bom, de certa forma o presidente contratou, tentou reforçar o time, infelizmente erradamente. Jogadores como Xandão, Juan, Piris, Carlinhos Paraíba, Denílson, Marlos, Fernandinho não tem condições de jogar no Maior do Mundo. Outros nomes como de Juan, Cícero, Cañete ainda merecem uma segunda chance e até um tempo maior para serem avaliados. Juan, que é cria do clube, não consegue exibir as atuações que mantinha no Flamengo, talvez seja readaptação. Cícero tem futebol para jogar em qualquer equipe do Brasil, e seu rendimento teve um crescimento considerável na parte final do campeonato. Já o gringo, a “esperança” deste ano, foi uma decepção, mas não por culpa própria, Adilson Batista merece destaque especial enquanto foi cabeça dura e não escalou o argentino por vários jogos, quando parecia ter sua chance, se machucou gravemente, que se recupere e volte logo a atuar!

O time deve se reforçar em praticamente todos os setores, diria então que haveria de acontecer uma reformulação no elenco. Os laterais, a exceção de Juan que pra mim ainda pode melhorar, estão muito abaixo da média. O paraguaio Piris é bom marcador e só, as características do muchacho param por aqui. Xandão é fraquíssimo, não sei como conseguiu chegar aqui. João Felipe começou até bem, mas foi caindo de produção, precisa entender ser um zagueiro e jogar o simples feijão com arroz que tanto sabe. Rhodolfo jogou monstruosamente no inicio, mas uma proposta do exterior o abalou muito, seu futebol, se arruinou, todos perceberam. Luiz Eduardo ainda é jovem, e acho até que logo será um titular indiscutível na equipe, Bruno Uvini é um zagueiro bem comum, tanto que chego a compará-lo ao próprio Xandão.

No meio campo de contensão foi motivo de grande preocupação para técnicos, diretoria. Denílson não foi nem de longe aquele volante de pegada e saída que conhecíamos. Wellington é bom jogador, mas não é armador e precisa voltar a ter aquele espírito dos primeiros jogos, de morder e não desistir nunca. Carlinhos, bom, é limitadíssimo e está jogando seu máximo. Casemiro é que foi uma decepção, lembro de seus primeiros jogos, um pouco tímido, depois com o tempo, a Seleção de base foi se mostrando, e depois veio a vaidade e acabou com o bom ano que vinha tendo. Cícero se recuperou bem e espero ver com grande intensidade em 2012.

Meio campo armador foi piada, nem merece comentários, é esperar por Cañete e ver se merece a fama que tem. Rivaldo até lutou muito, mas não foi nem de longe o gênio de anos atrás. Lucas não é armador, seria mais um ponta, precisa de mais empenho, acredito que voltará a ter boas atuações em 2012.

E nosso ataque? Tchau Dagoberto, pra mim, vai tarde e obrigado por nada! Fernandinho e Marlos inexistem. Willian José é limitadíssimo. Henrique foi o melhor jogador da Copa do Mundo Sub-20. Se achou o novo Ronaldo, falou demais, e jogou de menos. Luís Fabiano, voltou, demorou a marcar, mas veio fazendo bons jogos e encerrou o ano com 7 gols, espero seu 100% para mostrar como se faz gols pra essa molecada.

Enfim, o que espero do São Paulo Versão 2012 é no mínimo dedicação, não vejo grandes contratações, todos sabemos que nenhum grande jogador é contratado de graça e sabemos mais ainda que Juvenal não vai investir em ninguém. É esperar que um desses jogadores que estão em pequenas e médias equipes tenham a oportunidade de suas vidas e arrebentem, tenham sangue nos olhos, dedicação e vontade de serem campeões, afinal, tudo o que faltou esse ano.

PS: Rogério Ceni nem foi citado nesse texto, por ser o mito que é, não há nada a falar do grande camisa 01 do São Paulo, a não ser parabenizá-lo pelo Centésimo gol na Galinhada no Paulistinha de 2011.

Com vocês, Eli Borges, 20 anos, bacharelando em Direito e apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube.

Facebook: http://www.facebook.com/EliiBorges

Twitter: https://twitter.com/elborgesr